Cubatão receberá recursos para investir em projetos turísticos

Parque do Perequê terá quiosques e playground

Cubatão integra a lista de 140 Municípios de Interesse Turístico (MIT) que serão beneficiados com a assinatura de convênios com o Governo do Estado para o investimento de R$ 50,4 milhões no setor. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a cidade deverá receber o repasse de R$ 360 mil para obras e melhorias de infraestrutura.
“Assim que o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) abrir a oportunidade, a cidade irá protocolar projetos com essa finalidade”, informou a secretária de Turismo, Thaís Margarido.
“Um deles é a requalificação do Parque do Perequê, que permitirá melhorias na infraestrutura do local, com a construção de quiosques, playgrounds, obras de paisagismo, banheiros adaptados e sistema de iluminação. Há ainda o projeto de revitalização dos portais da cidade”, anunciou Thaís.
Ao divulgar o programa de melhorias na última terça-feira (25), o governador João Dória destacou a importância da retomada gradual das atividades econômicas, de forma segura, respeitando os protocolos, a vida e a saúde. “É fundamental termos sempre o sentimento de que sem pessoas não há economia. Hoje estamos iniciando esse processo, numa retomada muito importante dos valores do turismo”.
O secretário de Turismo e Viagens do Estado, Vinicius Lummertz, enfatizou que o programa coloca o segmento no centro da estratégia do desenvolvimento do Estado de São Paulo. “É um dia histórico para o turismo de São Paulo e do Brasil. É um marco da retomada, do programa que foi implantado desde o primeiro dia desse governo”.
Interesse – A criação dos MITs ampliou e qualificou a oferta turística do Estado. Com exceção das 70 estâncias, que têm regime próprio e consolidado por décadas, os demais 505 municípios paulistas estão aptos a se tornarem MITs, respeitado o limite atual de 140 vagas. Para tanto, devem preencher alguns critérios, tais como potencial turístico, contar com um Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos reconhecidos.
Os MITs estão distribuídos pelas 16 regiões administrativas do Estado e, com as 70 cidades classificadas estâncias, compõem uma oferta turística variada e descentralizada, que abrange um terço dos municípios paulistas.
No ano passado, para que as 210 cidades turísticas do Estado – 70 estâncias e 140 MITs – estivessem melhor preparadas para a retomada das viagens no pós-pandemia, foram repassados R$ 223,3 milhões, com foco na continuação e conclusão das obras em andamento. O mesmo princípio vem sendo adotado em 2021, quando devem ser entregues mais de 100 obras.