Cubatão tem grande participação popular no evento “Navegar é preservar”

Ação recolheu lixo dos mangues e rios da cidade no último sábado (18)

Garrafas pet, plásticos, colchões, pneus, roupas, móveis e muitos outros detritos. Foram recolhidas pelo menos 3,4 toneladas de lixo das águas dos mangues e dos rios que cortam Cubatão. A ação aconteceu no último sábado (18) dentro do evento “Navegar é preservar”, projeto realizado em parceria com as secretarias de Turismo da Baixada Santista e litoral sul. A atividade foi um sucesso na cidade: 150 voluntários participaram entre estudantes, integrantes de organizações não governamentais (ONGs) e marinas, e comunidades.

A pé logo ali na beirada da maré ou de caiaque, as pessoas recolheram os detritos depositados na Av. Beira Mar, no Jardim Casqueiro, e no trecho entre as marinas da Ilha Caraguatá. A ação fez parte das comemorações da Semana Mundial do Turismo que tem como tema a preservação da natureza com a limpeza de rios, manguezal, mares e oceanos.

Este ano, a limpeza também contou com a separação do material reciclável recolhido entre os detritos. De acordo com a cooperativa ABC Marbas foram 100 quilos de papel, plástico, vidro e metal. A secretaria municipal do Meio Ambiente apoiou o projeto e destacou a participação jovem em todo o processo e o comprometimento da comunidade: “É muito interessante que a nova geração integre o processo, pois vai além da limpeza. É uma ação de conscientização e o papel dos estudantes é essencial, eles são multiplicadores da informação”, afirmou Halan Clemente, secretário do Meio Ambiente.

As parcerias firmadas para realização do mutirão foram fundamentais para o sucesso do evento, de acordo com Thais Margarido, secretária municipal de Turismo. Segundo ela, “essa troca e a participação popular fortalecem as ações para que Cubatão ganhe cada vez mais destaque em âmbito regional”. Além do poder público, a iniciativa contou com o apoio das empresas Nutrilabor, Terracom, Rotary Club Casqueiro, ETEC (Escola Técnica do Instituto Paula Souza), Náutica Paraty, Náutica Pérez, Náutica da Ilha, Náutica Três Marias, Marina Andrade, Náutica Porto Real, ONGs Manguezal Vivo e Nudaer, Cooperativa ABC Marbas, Polícia Militar e TV Câmara de Cubatão.

Fotos: Divulgação PMC
Link para fotos: https://link.shutterfly.com/jERalQ2jIjb