Cubatão tem novo espaço de acolhimento para crianças

Novo lar de acolhimento foi apresentado nesta segunda-feira (23)
A Prefeitura de Cubatão apresentou nesta segunda-feira (23), o novo lar de acolhimento para crianças e adolescentes da cidade. Situado na Vila Elizabeth, o espaço tem 500 m² e uma casa completamente equipada para receber os pequenos cubatenses, desde bebês até 12 anos de idade. “Entregamos hoje esse lar de acolhimento melhor estruturado e com todo conforto porque entendemos que nesta situação o poder público substitui os pais desses meninos e meninas. E queremos oferecer um serviço de excelência”, disse o prefeito Ademário Oliveira.
A nova casa possui três quartos, quatro banheiros, sala pedagógica e uma comum, almoxarifado, cozinha, refeitório, quadra de futebol e área de recreação. Os quartos estão divididos entre meninos, meninas e bebês com até 3 anos de idade, tudo com mobília nova, ar condicionado e ventilador. A equipe de trabalho será composta por oito cuidadores diurnos e seis noturnos, três assistentes sociais, uma psicóloga, dois motoristas, uma auxiliar de lavanderia e dois de serviços gerais.

Vai receber 30 crianças, garantindo sempre que os irmãos permaneçam juntos. Os acolhidos  geralmente chegam conduzidos pelo Conselho Tutelar, uma vez que tiveram seus direitos suprimidos – vítimas de negligência, abandono ou violência. Permanecem no lar até que a Justiça determine o retorno aos seus lares ou casa de parentes. Até lá, as crianças têm rotina normal como frequentar a escola e horários de atividades e lazer.

“Nosso sonho é que as casas de acolhimento estejam vazias e que as crianças possam desfrutar da companhia de seus pais e parentes. Mas existem casos imprevisíveis e precisamos estar preparados e atentos para oferecer esta retaguarda”, afirmou César Nascimento, secretário de Governo, que destacou a importância da união de forças entre os poderes para que as políticas públicas avancem.

Este é o terceiro lar de acolhimento de Cubatão, todos agora instalados em próprios públicos. O acolhimento institucional acontece junto a crianças a partir de 0 ano de idade até 17 anos e 9 meses. “Oferecer um serviço de qualidade, com máximo de conforto e bem-estar atende à política pública de fortalecimento dos cuidados com a criança e o adolescente no município”, garante Sebastião Ribeiro ‘Zumbi’, secretário municipal de Assistência Social.

Participaram desta reunião o secretário municipal de Comunicação Social (Claudio Barazal) e os vereadores Afonsinho e Alexandre Topete, além de representantes do Conselho Tutelar, Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Assistência Social.

Fotos: Gerson Guimarães / Divulgação PMC