...

Cubatão tem o primeiro Comitê de Participação Adolescente da cidade

Integrantes tomaram posse ontem (15)
  • 7 min de leitura

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e do CMDCA, empossou na tarde desta quarta (15) os membros do Comitê de Participação Adolescente (CPA) para o exercício do direito de expressar suas opiniões e participar ativamente nas discussões e controle das políticas públicas da cidade voltadas ao segmento. O evento de posse ocorreu na Sala de reuniões do Gabinete do Prefeito e contou com a participação da vice-prefeita Andrea Castro representando o prefeito César Nascimento, do titular da Semas, Ivan Hildebrando, e da presidente do Conselho Municipal da Crianças e do Adolescente (CMDCA), Ariela Vaz.

O CPA de Cubatão é um órgão formado por jovens de 12 a 17 anos de idade e funciona da mesma forma que um conselho municipal e possui, inclusive, mesa coordenadora eleita pelos 20 jovens que formam o colegiado. Segundo o CMCDA, este é o primeiro órgão do tipo a ser criado na cidade, sendo o Comitê estabelecido oficialmente por meio da resolução 0266/2025 do Conselho Municipal da Criança.

O órgão tem caráter consultivo e deliberativo e vai se reunir uma vez por mês. Na oportunidade, logo após a posse, ainda no mesmo local, já houve reunião ordinária, em que o grupo deliberou sobre a aprovação da ata do encontro de formação e do calendário de reuniões, além de decidir sobre a representação do grupo no CMDCA, discussão acerca do tema ‘Saúde Mental e Justiça Social’, informes e assuntos gerais. Os próximos encontros do colegiado ainda neste ano são nos dias 12/11 e 10/12, na sede do CMDCA, Rua José Vicente, 440, no bairro Sítio Cafezal.

“Tudo começou durante o ‘Encontro Lúdico’, um evento  realizado no Parque Anilinas no final de julho, em que estavam centenas de crianças, jovens e adolescentes. Desde a confirmação de que iria surgir algo dessa natureza, a gente viu e percebeu a importância da formação deste comitê, com jovens aguerridos e participativos desde as primeiras conversas, que acabaram evoluindo para este momento. Por isso, hoje estamos aqui para dar posse a essa turma de jovens sonhadores, estudiosos e corajosos, que vão ter vez e voz nas discussões e sugestões de medidas e ações voltadas ao público que eles representam”, explicou Ariela Vaz, presidente do CMDCA, ao qual o CPA está vinculado.

Andrea Castro afirmou que essa é uma oportunidade satisfatória em ver jovens tomando posse e assumindo o compromisso de uma construção coletiva. “Comitês como esse têm o papel de desmistificar essa realidade e vocês formam uma geração que pode mudar isso, no sentido de transformar o mundo ao seu redor, no seu bairro, na sua cidade. Além disso, vejo com bons olhos a grande participação feminina nesse órgão. Que bom saber que as meninas também têm voz nas reuniões que vão tratar, tendo vários assuntos que interessam à juventude e à cidade como um todo”, concluiu.

O secretário da Semas afirmou que, realmente, “esses jovens têm e mostram qualidade para trazer à baila assuntos interessantes e colocar as ideias à mesa, criando debates ricos em informações como se fossem gente grande. E isso ganha ainda mais importância quando vêm da juventude pensante. Sejam bem-vindos nesta relevante missão que vocês estão assumindo neste momento histórico”, disse Ivan Hildebrando.

Apresentação e motivação – Antes de receber oficialmente o certificado de integrante do Comitê, cada jovem se apresentou, dizendo o bairro onde mora e a escola em que estuda, resumindo como ficou sabendo da existência da formação do CPA e o motivo de ter se candidatado para fazer parte do colegiado do novo órgão. Na apresentação, foi possível identificar que todos enxergaram no Comitê a oportunidade de se expressar e discutir assuntos que, para eles, fazem parte da vida escolar e da vida do país.

Todos disseram que a decisão de integrar o comitê contou com a compreensão e incentivo dos pais, fatores considerados como preponderantes por eles, que é ter o apoio da família em algo relevante para ajudarem a construir o presente e futuro da cidade. Alguns revelaram ser esta a primeira vez que entraram na Prefeitura e que também esperam conhecer a Câmara de Vereadores. O CPA terá integrantes representando Cubatão no âmbito estadual e que a partir de 2026 no cenário Nacional, com encontros em São Paulo em Brasília.  Os integrantes do CPA cubatense tem como lema uma frase que traduzem a meta deles no atuação dentro do colegiado: ‘Direitos e responsabilidade, mas nada sobre nós sem nós’.

“Queremos falar além da sala de aula, para todos os segmentos, para outros  jovens e adultos também, para os representantes dos poderes constituídos da nossa cidade. Queremos ser ouvidos pela sociedade em geral e falar para ela, pois entendemos que nós também temos o direito de discorrer sobre política, religião, sustentabilidade, economia, progresso, assuntos comportamentais, entre outros. No momento, a nossa pauta envolve abordar sobre Saúde Mental e Justiça Social. Mas pretendemos ampliar nossas discussões no grupo e levar reflexões aonde formos convidados a participar. Queremos fazer parte das discussões e da construção das políticas públicas de nossa cidade. É para isso que estamos aqui, assumindo este vasto compromisso, que para nós jovens é muito importante”, resumiu Andressa Suelin Alves Pinho, ao expressar em nome do grupo.

 

A mesa coordenadora eleita do CAP:

Coordenadora – Andressa Suelin Alves Pinho;

Vice-coordenador – Michael Rodrigues de Almeida;

Secretária –  Cibele Nunes da Silva;

Vice-secretária – Isabela Cristina Cortez de Oliveira.

 

 Os demais integrantes são:

Agatha Cláudia Alves Pereira; Akiria Santos de Oliveira; Ana Luiza Menezes Gois; Carlos Henrique da Silva; Dafni Lorraine Gomes Macedo; Edson de Morais Neto; Esequias Oliveira da Costa; Grazielly Alves de Jesus; Hislan Kauã da Silva; Ingrid Raphaelly Andrade da Silva; Letícia Rodrigues Santos; Lívia Tucano Melo; Luiz Miguel  Carvalho R. Santos; Maria Clara da Silva Oliveira; Maria Clara Felipe da S. Nogueira; Maria Clara Miguel  Santos da Silva; Maria Eduarda de Oliveira Santana; Maria Luiza de Jesus da Silva; Matheus Rodrigues  de Almeida; Milena Ferreira; Pedro Benício Cordeiro; Rebeca Santana de Souza; Rhuan Gabriel Mendes dos Santos; Ryan Francisco do Nascimento; Thayane Vitória  Cunha Melo, Vitória Miguel e Yasmim Vitória de Brito Siqueira.

A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 10 – Redução das Desigualdades; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Conheça os ODS propostos em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Por: Secom Cubatão/IP
Fotos: Théo Jr

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais