Cubatão vacina adolescentes a partir de 12 anos e adultos contra covid-19 neste sábado (22) na UBS Vila Nova

Cidade passa a oferecer segunda dose adicional para imunossuprimidos; Centro Esportivo Pita passa a vacinar somente crianças de 5 a 11 anos

Adolescentes a partir de 12 anos e adultos de Cubatão podem se vacinar contra a covid-19 neste sábado (22) na Unidade Básica de Saúde da Vila Nova, na Rua São João, 185, das 9 às 15 horas. Com o início da imunização infantil em 18 de janeiro, o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) avisa que o Centro Esportivo Pita está destinado exclusivamente para a vacinação de crianças.

A UBS da Vila Nova oferece primeiras doses, segundas doses e doses adicionais. A novidade é que a partir deste sábado (22) imunossuprimidos podem receber a segunda dose adicional. O intervalo entre as doses adicionais é de 4 meses.

Confira abaixo os intervalos entre doses de cada imunizante e complete o esquema vacinal. O esquema vacinal completo e doses adicionais são a melhor forma de se defender contra a variante ômicron do coronavírus.

ESQUEMA DE VACINAÇÃO
Confira idades, grupos e intervalos entre doses:
Obrigatório apresentar CPF e documento com foto ao receber qualquer uma das doses. Na segunda e doses adicionais, apresentar a carteirinha constando a(s) dose(s) anterior(es).

1ª DOSE
A partir de 12 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto responsável ou ter em mãos um termo de responsabilidade). É necessário apresentar comprovante de residência.

De 5 a 11 anos de idade, crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. É obrigatória a apresentação do documento de identidade ou cartão SUS da criança, comprovante de residência e comprovante da condição de risco: exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

De 9 a 11 anos de idade, crianças sem comorbidades.

Menores de idade devem estar acompanhados por responsáveis ou ter em mãos um termo de responsabilidade, além de documento (CPF ou cartão SUS) e comprovante de residência. No caso de comorbidades, os responsáveis devem comprovar a condição com exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

De acordo com o informe técnico da Secretaria de Saúde do Estado, crianças com comorbidades devem ser imunizadas somente com a dose pediátrica da Pfizer, assim como crianças sem comorbidades de 5 anos a 5 anos 11 meses e 29 dias.

2ª DOSE
Coronavac: 28 dias (quatro semanas) a partir da primeira dose;
Astrazeneca: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose;
Pfizer para adultos: 21 dias (três semanas), a partir da primeira dose;
Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose.
Pessoas que farão viagens internacionais podem tomar a segunda dose da AstraZeneca em 28 dias (quatro semanas) e a da Pfizer em 21 dias (três semanas, para todas as idades).
Crianças de 5 a 11 anos: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose.

DOSE ADICIONAL (reforço)
Janssen para adultos: 61 dias (dois meses) a partir da dose única;
Janssen para imunossuprimidos: 28 dias (quatro semanas) a partir da dose única.
Demais imunizantes:
Pessoas a partir de 18 anos: 4 meses após a segunda dose;
Pessoas com imunossupressão: 28 dias (quatro semanas) após a segunda dose.

SEGUNDA DOSE ADICIONAL
Somente para imunossuprimidos: 4 meses após a primeira dose adicional.

LOCAIS DE VACINAÇÃO – COVID-19

Adolescentes a partir de 12 anos e adultos
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas:
Centralizado na UBS Vila Nova (Rua São João, 185);

Crianças de 5 a 11 anos SOMENTE no Centro Esportivo Pita (Rua Arlindo Leandro, 13, Vila Nova) – de segunda a sábado das 9 às 15 horas.

Foto: Freepik