Defesa Civil de Cubatão capacita agentes comunitários de saúde em situações de emergência


Além dos técnicos da Defesa Civil, participaram Samu e Corpo de Bombeiros

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão promoveu curso de capacitação para situações de emergência direcionada aos agentes comunitários de Saúde da USF Morro do Índio. O curso foi realizado no último dia 29 de setembro e abordou as cinco fases de ações que a Defesa Civil desenvolve, sendo: prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil do município, Cristina Candido, a realização da capacitação com os profissionais tem grande importância, pois o agente comunitário de Saúde, ACS, é o profissional que está mais próximo da comunidade e também responsável por levantar as condições de saneamento básico, realizar ações educativas e estimular a participação comunitária em ações que visem à melhoria da qualidade de vida das pessoas do bairro.

Durante uma situação de emergência, o ACS tem papel auxiliador da Defesa Civil em virtude do conhecimento do território, de ações em saúde e do vínculo com a população, sendo fundamentais na identificação e mapeamento dos grupos vulneráveis presentes no local, facilitando a atuação eficiente dos profissionais.

A metodologia do curso envolveu palestras e rodas de conversa, além de simulações com as equipes:

  • SAMU: primeiros socorros;
  • Corpo de Bombeiros: incêndio;
  • Comdec: ações da Defesa Civil
  • Apell: Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências a Nível Local.

Fotos: Divulgação PMC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais