A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão promoveu curso de capacitação para situações de emergência direcionada aos agentes comunitários de Saúde da USF Morro do Índio. O curso foi realizado no último dia 29 de setembro e abordou as cinco fases de ações que a Defesa Civil desenvolve, sendo: prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil do município, Cristina Candido, a realização da capacitação com os profissionais tem grande importância, pois o agente comunitário de Saúde, ACS, é o profissional que está mais próximo da comunidade e também responsável por levantar as condições de saneamento básico, realizar ações educativas e estimular a participação comunitária em ações que visem à melhoria da qualidade de vida das pessoas do bairro.
Durante uma situação de emergência, o ACS tem papel auxiliador da Defesa Civil em virtude do conhecimento do território, de ações em saúde e do vínculo com a população, sendo fundamentais na identificação e mapeamento dos grupos vulneráveis presentes no local, facilitando a atuação eficiente dos profissionais.
A metodologia do curso envolveu palestras e rodas de conversa, além de simulações com as equipes:
- SAMU: primeiros socorros;
- Corpo de Bombeiros: incêndio;
- Comdec: ações da Defesa Civil
- Apell: Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências a Nível Local.
Fotos: Divulgação PMC