Dia 28 de abril tem a ‘Festa da Carne Seca’ no Jardim Nova República

O cantor Frank Aguiar é a grande atração do evento que faz parte da programação oficial dos 75 anos de Cubatão

O Jardim Nova República, em Cubatão, recebe a tradicional “Festa da Carne Seca 2024” no próximo  dia 28 de abril, das 14 às 23 horas, com muito forró, arrocha, piseiro e pagode, além de músicas eletrônicas e sertanejas, entre outros estilos. Como de costume, a estrutura da festa será na Av. Esmeraldo Tarquínio, onde serão montadas 20 barracas de alimentação, cindo delas do pessoal da Feira Criativa.

Entre as apresentações artísticas, o cantor de origem piauiense Frank Aguiar será a maior atração do evento, que vai contar ainda com o DJ Marcelinho, Markynhos de Santos, Jefim atualizado e Paloma Fernandes, Os Cobras, Anjo de Menina e Batuk Malicia. A festa é promovida pela Prefeitura e organizada pela Secretaria de Cultura (Secul), fazendo parte da programação dos eventos comemorativos alusivos aos 75 anos de Emancipação político-administrativa do município.

Breve Histórico – Costumeiramente, a ‘Festa da Carne Seca’ é celebrada desde 1999 no Jardim Nova República. Por tradição, a comemoração é feita em alusão ao próprio bairro, reduto de muitos nordestinos. E a iguaria que dá nome à festividade se deve à origem de seus moradores, massivamente oriunda da região Nordeste do país. Sendo assim, além de comemorar a existência do bairro, a festividade promove a celebração da cultura nordestina na Cidade, que conforme a história ganhou corpo devido à forte migração ocorrida, principalmente, no final da década de 1950, muito em virtude do ‘bum’ da industrialização.

No ano passado, outro cantor piauiense, Francis Lopes,  também foi a atração principal dessa festa. Francis inclusive já gravou com Frank. Eles alcançaram enorme repercussão nas Redes Sociais, principalmente no YouTube, com o clipe da música “Lamento de um Nordestino”, que provavelmente será cantada por Frank Aguiar, pelo fascínio que a letra e a melodia despertam no povo de origem nordestina, que se vê na história transmitida e traduzida nesta reconhecida canção.

Feira livre mudará de local  –  Devido às festividades, a Prefeitura informa que a feira livre do Bolsão 8 do domingo (28/4) ocorrerá, excepcionalmente,  na rua Mariano Oliveira Moura, do nº 16 ao 134, seguindo até a rua Professora Hortência Mathei, do nº 49 ao 147. Após essa data, a feira volta a acontecer no local original.

Texto e arte: Secom Cubatão