A Secretaria Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia destaca o dia 28 de maio, Dia do Desafio, como data importante para inspirar práticas saudáveis, fortalecendo hábitos que promovam o bem-estar e qualidade de vida. Trata-se de uma ação para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis, realizada sempre na última quarta-feira do mês de maio.. De acordo com os organizadores, a campanha busca promover integração e cooperação. As atividades são desenvolvidas pelas prefeituras, em parceria com instituições públicas e privadas, contando com a participação de segmentos de toda a sociedade.
Para participar do Dia do Desafio, basta realizar atividades físicas por pelo menos 15 minutos. A Secretaria de Ciência, novação e Tecnologia preparou um breve manual sobre a relação entre atividades físicas e idade. Confira:
Atividade física para crianças: quanto tempo devem fazer? – Até 1 ano: pelo menos 30 minutos por dia de barriga para baixo, podendo ser distribuídos ao longo do dia; 1 a 2 anos: pelo menos 3 horas por dia de atividades físicas, podendo ser distribuídas ao longo do dia; 3 a 5 anos: pelo menos 3 horas por dia de atividades físicas, que pode ser acumulada ao longo do dia.
Exemplos de atividade física para bebês e crianças – Até 1 ano: brincadeira de bruços ou sentado, estimulando alcançar, segurar, puxar, empurrar, rolar, engatinhar e equilibrar-se; 1 a 2 anos: atividades de equilíbrio, rastejar, andar, correr, pular, escalar, arremessar, lançar e segurar; 3 a 5 anos: brincadeiras de caminhar, correr, girar, chutar, arremessar, saltar, escalar e atravessar obstáculos
Atividade física para crianças e jovens de 6 a 17 anos – Sempre que possível, reduzir o tempo em que permanece sentado ou deitado. O ideal é praticar 60 minutos ou mais de atividade física por dia. Exemplos de atividades: caminhar, correr,, dançar, nadar, pedalar, surfar, jogar futebol, vôlei, basquete, ginástica, artes marciais ou participar de brincadeiras e jogos. Incluir em pelo menos 3 dias na semana, atividades de fortalecimento dos músculos.
Atividade física para adultos – Sempre que possível, reduzir o tempo que permanece sentado ou deitado. Podem ser atividades físicas moderadas (aquelas em que consegue conversar, mas com dificuldade, pratique 150 minutos por semana); atividades físicas vigorosas (aquelas em que você não vai conseguir nem conversar, pratique 75 minutos por semana). Incluir em pelo menos 2 dias na semana, atividades de fortalecimento dos músculos.
Atividade física para idosos – Sempre que possível, reduza o tempo em que permanece sentado ou deitado. Atividades físicas moderadas (pratique 150 minutos por semana); Atividades físicas vigorosas (Pratique 75 minutos por semana); incluir em pelo menos 2 ou 3 dias na semana, atividades de fortalecimento dos músculos.
A recomendação médica ainda é para aumentar aos poucos a quantidade e a intensidade das atividades. Começar com atividades que são mais satisfatórias e de intensidade leve. Alimentação adequada e saudável também são importantes.
Início do Dia do Desafio – O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do Dia do Desafio.
Em 1990, a Tafisa (The Association For International Sport for All), com o apoio da Isca (International Sport and Culture Association) assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil e, anos depois, em todo o continente americano. Além disso, conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).
Por: Secom Cubatão
Foto: Freepik



