Dia internacional da pessoa com deficiência (PCD) é comemorado com passeio em hotel fazenda

Ação foi promovida pela Prefeitura via Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência

As comemorações em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PCD), cuja data oficial é o dia 3 de dezembro, ficarão marcadas na memória de um certo grupo de pessoas de Cubatão. Isso porque elas realizaram o sonho de fazer um passeio bem diferente, literalmente fora da rotina. O grupo, representando simbolicamente a coletividade de PCD do município – uma vez que não é possível a atender a todos – foi contemplado com um passeio de quatro dias, de 11 a 14/12, a um hotel fazenda que fica na cidade de Socorro, no interior paulista. A ação é da Prefeitura de Cubatão por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência que é ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Os contemplados foram sorteados entre os usuários mais assíduos assistidos pela Semas. O local, Hotel Parque dos Sonhos, é um complexo turístico com quatro equipamentos adaptados para receber pessoas com deficiência, estruturado com completa área de lazer e diversas atividades recreativas de turismo rural para crianças e adultos. Elas ainda conheceram um espaço com brinquedos radicais e adaptados.

A comitiva foi formada por 16  pessoas com deficiência, cada um com seu cuidador, 5 monitores, sendo dois da Casa da Esperança, uma assistente social. A ação contou com apoio da Escola Fortec de Cubatão e da Agência Top Viagens e Turismo. “Não poderíamos deixar passar em branco e não comemorar o dia internacional da pessoa com deficiência. Fizemos em forma de parcerias e apresentamos à Semas que comprou a ideia e levou ao gabinete do prefeito. Assim, realizamos esse projeto piloto de inclusão feito em conjunto com a Casa da Esperança que também abraçou a ideia e sorteou os contemplados”, explicou Francisco Tico Barbosa, assessor de Políticas Públicas para PCD de Cubatão. O grupo partiu de Cubatão bem cedinho no dia 11 e retornou no dia 14.

Emoção e Gratidão – Tico Barbosa relatou que as crianças gostaram e aproveitaram cada momento da viagem. “Esperamos manter o Projeto para no ano de 2024 e, quem sabe, realizar outras viagens desse tipo. A ideia é também contemplar as pessoas com deficiência atendidas pelos CRAS E CREAS (Centros de Referência de Assistência Social) da nossa Cidade, pois o nosso desejo é o de proporcionar a todas elas essa excelente oportunidade de inclusão social, em formas de integração e lazer. É só estando aqui para ver no rostinho deles e dos responsáveis o que isso pode transformar na vida dessas pessoas, foi de fato algo diferente e do jeito que eles sonharam”, completou.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Prefeitura de Cubatão