EMAE cadastra famílias em Cubatão dentro do plano de ação de emergência de barragens

Defesa Civil de Cubatão se reúne com representantes da EMAE nesta quinta-feira (13) para verificar evolução do cadastramento
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão (COMDEC) se reúne com representantes da EMAE na próxima quinta-feira (13) para acompanhar a implantação do plano de ação de emergência (PAE), atividade preventiva realizada na cidade. O primeiro passo do PAE é o cadastramento das famílias localizadas em um raio de 10 quilômetros das barragens. Em Cubatão, o trabalho prossegue nos bairros do Água Fria, Marechal Rondon, Centro, Vila Couto, Vila Noel e Vila Light e o levantamento já foi realizado em Pilões, Vila Elizabeth, Jardim Costa e Silva, Vila Santa Rosa, Parque Fernando Jorge e Jardim 31 de Março.

O plano prevê o planejamento das ações da EMAE em caso de situações de emergência e a identificação dos agentes que devem ser notificados na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS). “Vale destacar que é um procedimento preventivo. A ideia é justamente levantar o maior número de informações sobre estas comunidades”, esclarece Cristina Candido, coordenadora da Defesa Civil de Cubatão.

Cristina lembra que é essencial a colaboração dos habitantes desses bairros que recebem a equipe credenciada de pesquisadores contratados pela EMAE . Os moradores devem responder a perguntas como número de pessoas da unidade habitacional, idade, necessidades específicas de mobilidade, presença de animais domésticos e etc. Os dados serão formatados e utilizados na implantação do PAE.

O projeto abrange diversas ações como a realização de treinamentos e simulados com os colaboradores da empresa e a população da ZAS; estabelecimento de pontos de encontro e rotas de fuga; instalação de sistema de comunicação e alerta como avisos sonoros e placas indicativas; plano de evacuação e o cadastramento da população vulnerável na ZAS. A implantação é o passo seguinte à entrega dos PAEs. O processo tem o objetivo de minimizar ao máximo possíveis danos na região à jusante.

Notícias falsas ou “fake news” – A coordenadora da Defesa Civil de Cubatão destaca que são falsos os áudios que estão sendo distribuídos em grupos de aplicativos de mensagens com conteúdo sobre uma barragem prestes a inundar Cubatão e sugerindo que os moradores deixem suas casas.

“Há um carro de som da EMAE passando nos bairros avisando justamente sobre o cadastramento e a necessidade das pessoas estarem disponíveis para isso”, explica Cristina Candido. E alerta para que os cidadãos procurem sempre checar informações deste tipo antes de repassar a mensagem e espalhar o pânico. “A Defesa Civil de Cubatão continua à disposição pelo 199 para qualquer tipo de dúvida”.

Mais sobre o plano de ação de emergência (PAE)  – Além de Cubatão, a EMAE está implantando o plano de ação de emergência  das suas estruturas (barragens, diques e sangradouros) localizadas no Médio Tietê e nos reservatórios Billings e Guarapiranga, na Região Metropolitana de São Paulo, e Rio das Pedras, em São Bernardo do Campo além de Cubatão. A empresa contratada para a execução do projeto, por meio de processo licitatório, é a Mineral Engenharia e Meio Ambiente.

É importante ressaltar que esse é mais um procedimento adotado pela EMAE no âmbito da segurança de barragens. Há décadas, desde que as suas usinas foram construídas, a Empresa adota diversas práticas de engenharia para a manutenção, visando a segurança das suas estruturas, como inspeção regular de segurança, leitura de instrumentação e análise dos dados. Outras informações: http://emae.com.br/segurancabarragens/

Foto: Divulgação EMAE