Em celebração à Semana das Crianças, a Escola Técnica de Música e Dança (ETMD) Ivanildo Rebouças da Silva apresentou, nesta sexta (10), o espetáculo “A Dieta de Tia Rhode”, no palco do Bloco Cultural José Edgar da Silva, em Cubatão. Pela manhã, o evento reuniu uma plateia formada por cerca de 250 alunos do Ensino Fundamental I, com idades entre 8 e 11 anos, das escolas municipais Jayme João Olcese, do Jardim Costa e Silva, e Marta Josete – CEU III, do Jardim São Francisco. No período da tarde, foi a vez da Escola Objetivo – Unidades Cento e Ponte Nova que trouxer mais 113 alunos.
Com muito humor, emoção e uma boa dose de reflexão sobre os padrões de beleza e o autoconhecimento, a comédia levou ao público uma divertida jornada da irreverente Tia Rhode, uma mulher decidida a mudar de vida e de corpo, após uma visita inesperada ao médico. Entre tentativas frustradas, conselhos inusitados e situações hilárias, Rhode descobre que a verdadeira transformação vai muito além da balança.
A abertura do evento contou com a participação do coral e do grupo de dança da ETMD Ivanildo Rebouças da Silva. Sob a regência do maestro Alexandre Felipe Gomes, os jovens alunos, com idades entre 9 e 10 anos, apresentaram as músicas “Condição”, de Lulu Santos, “Do Ré Mi”, do filme A Noviça Rebelde, e “Você Chegou”, do filme Rio.
O pai da aluna Manuela, da ETMD, o senhor Fernando de Oliveira Lopes, elogiou a iniciativa e destacou a importância de incentivar o talento local: “Cubatão é um celeiro de artistas e, com eventos como estes, que estimulam nossas crianças, teremos muitos talentos sendo formados aqui na cidade”, afirmou.
O espetáculo integra as ações culturais da ETMD voltadas para a formação artística e o desenvolvimento da sensibilidade musical e cênica das crianças e jovens do município. A apresentação teve direção musical e adaptação do professor Wilhanson Silva e preparação de elenco do professor Francisco Souza da Silva. O espetáculo contou com atuações marcantes de atores mirins, alunos da unidade técnica com idades entre 8 e 11 anos, que deram vida a personagens cheios de personalidade e humor.
A trilha sonora original também foi especialmente adaptada: Originalmente composta para cordas, ganhou novos arranjos com a inclusão de instrumentos de sopro, percussão e teclado, enriquecendo ainda mais a experiência musical.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 19 – Arte e Cultura e Comunicação; ODS 04 – Educação de Qualidade.
Por: Secom Cubatão
Fotos: Secom Cubatão/Levi Lamorea – Estagiário de Jornalismo