Equipe de Educação Ambiental da Prefeitura realiza visita técnica ao aterro sanitário

A equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e representante da Secretaria de Educação (Seduc) realizaram visita técnica ao aterro sanitário, no Morro das Neves, em Santos. Foi no último dia 17, na empresa Terrestre Ambiental. O objetivo foi de reforçar conhecimentos sobre pautas ambientais.

O grupo conheceu todo processo desenvolvido no aterro: desde o recebimento dos resíduos até a etapa final. A visita ocorreu com foco no atendimento ao Programa Município Verde Azul e para agregar  conhecimento dos envolvidos para que a informação seja multiplicada junto aos alunos da rede municipal. A partir do projeto, o intuito é abranger iniciativas ambientais em escolas e comunidades, tais como descarte correto de lixo, reciclagem e reaproveitamento de resíduos orgânicos.

Patrícia Barbosa, diretora de Educação Ambiental da Semam, explica que conhecer esse processo de perto faz toda a diferença. “Os aterros sanitários têm seu grau de importância para a sociedade e para a saúde pública. São menos nocivos ao meio ambiente, uma vez que são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar”. Carina Santos, assessora da Seduc, também participou da atividade.

Programa Município Verde Azul – Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

Fotos: Divulgação PMC