Escola de Samba Independência, de Cubatão, fica em 4º lugar no Carnaval santista

Entre as 9 agremiações que disputaram o Grupo Especial do Carnaval 2024 em Santos, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Independência, de Cubatão, ficou na 4ª posição. A agremiação, que é do Jardim Casqueiro, atingiu 269 pontos, ficando à frente das tradicionais Escolas X9 (mesma pontuação), Sangue Jovem e Brasil. A apuração foi realizada na tarde dessa terça-feira (6), no Teatro Municipal Braz Cubas.

Vale lembrar de que a Escola Independência se apresentou na segunda noite do Carnaval em Santos. Com uma mistura de ritmos exuberantes, levou a riqueza das manifestações culturais nordestinas, apresentando-se na Passarela Dráuzio da Cruz com 1.500 integrantes distribuídos em 14 alas e três alegorias, levando as cores vivas das festas populares do Nordeste, representadas nas fantasias e na contagiante cadência do forró presentes no enredo. Para isso, a Independência se inspirou na canção ‘Feira de Mangaio’, um clássico da música nordestina, composta por Sivuca, mestre da sanfona, em parceria com Glorinha Gadelha e eternizada na voz de Clara Nunes.

Após acirrada disputa e finalizada leitura das notas, a Unidos dos Morros foi a vencedora do Grupo Especial, com 269,7 pontos. O segundo lugar ficou com a União Imperial, que obteve 269,7 pontos. As  Escolas Unidos da Zona Noroeste ( 267,7 pontos) e a Brasil (266,9) caíram para o Grupo de Acesso em 2025.

Cidade de Cubatão é homenageada – Vale ressaltar que  o Carnaval deste  ano teve a presença nordestina em Cubatão e o processo de revitalização ambiental da cidade como temas de desfiles da agremiação ‘Império da Vila’, em Santos. A apresentação também foi no sábado (3), pelo Grupo de Acesso. O enredo apresentado focou  “Os imigrantes no Vale da Vida, Cubatão uma nova história”, mostrando a influência dos nordestinos no processo de regeneração socioambiental da cidade. Cubatão é considerada cidade  símbolo de recuperação ambiental, título recebido durante a Eco92, Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada no ano de 1992, no Rio de Janeiro.

Em um desfile de muitas cores, Cubatão seguiu representada por seu maior símbolo, o guará-vermelho, além dos pontos tradicionais da cidade, como Cruzeiro Quinhentista e a Ponte do Arco-Íris. A Escola permanece no Grupo de Acesso ano que vem. Já na cidade de Lorena, interior paulista, a Escola de Samba ‘Império do Vinagre” homenageia Cubatão na passarela em desfile marcado para o dia 12 de fevereiro, com o enredo “Das Trevas à Luz de Cubatão”.

 

Texto: Secom Cubatão
Fotos: Prefeitura de Santos/Secom Cubatão

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais