Estudantes de Medicina de Cubatão se engajam em campanha de doação de sangue

Junho Vermelho, mês de incentivo ao ato que pode salvar vidas

Alunos da Faculdade de Medicina da São Judas, em Cubatão, que integra a Ânima Educação, estão engajados no estímulo à doação de sangue. O mês que começa agora é considerado no calendário da Saúde o Junho Vermelho, de incentivo ao ato que pode salvar vidas, e no próximo dia 14, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Os futuros médicos estão divulgando nas redes sociais das ligas da faculdade a necessidade de reposição dos estoques no Hospital Municipal de Cubatão. “A pandemia só agravou a situação dos bancos de sangue, porque as pessoas ficam com receio de doar. É um ato que sempre foi seguro para quem doa e para quem recebe e continua sendo assim”, destaca a aluna Luciana Schmidt Gomes Lopes, do 5º semestre de Medicina da São Judas de Cubatão.
Os interessados em colaborar devem procurar o Hospital de Cubatão, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, e aos sábados das 8 às 11 horas.
Segundo dados do Ministério da Saúde de 2019, 16 a cada mil habitantes doam sangue no Brasil, percentual que corresponde a 1,6% da população brasileira – dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica como desejável que 1% a 3% da população de cada país seja doadora.
Insubstituível – Sangue é insubstituível e fundamental em cirurgias e outros procedimentos para preservar a vida humana. Além do mais, é um ato 100% voluntário. Sem doadores não há bancos de sangue. Cada doação pode beneficiar até 4 pessoas.
Os pré-requisitos para doar são: ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 kg; estar alimentado; não ingerir alimentos gordurosos antes da doação; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.
Há alguns impedimentos temporários para a doação, como gripe, resfriado e febre; infecção pelo novo coronavírus (aguardar 30 dias após a completa recuperação); gravidez, pós-parto e amamentação até 12 meses após o parto; ingestão de bebida alcoólica (aguardar 12 horas após o consumo); exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses; algumas vacinas e tratamento dentário cirúrgico.
Homens podem fazer no máximo quatro doações no período de um ano e mulheres, três doações no mesmo período.
Texto: Assessoria de Imprensa da Unimonte