Festa da Cidadania e Missa celebram aniversário de Cubatão neste sábado (9)


Programação em frente à Esplanada do Paço Municipal tem início às 10h

Em comemoração aos 73 anos de emancipação político-administrativa de Cubatão, neste sábado (9), o padre João Chungath celebrará missa de Ação de Graças às 9h. A cerimônia religiosa será na Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa (Av. Nove de Abril, 1947) e faz parte da programação oficial de abril, mês de aniversário da cidade (confira a programação completa abaixo). Participam da missa grupos de grande prestígio para as igrejas católicas, entre eles o Coral Vozes de São Francisco.

Ainda no sábado, a partir das 10h, acontece a Grande Festa da Cidadania em frente ao Paço Municipal situado na Praça dos Emancipadores, s/nº. A festividade tem início com o hasteamento oficial das bandeiras com participação da Banda da Polícia Militar. A Orquestra Cubatão Sinfonia levará repertório centrado em Música Popular Brasileira com regência do maestro Rômulo Moreira. Formada por 35 jovens artistas de várias cidades da Baixada Santista, a Orquestra conta com apoio da Prefeitura de Cubatão e é patrocinada via lei de incentivo pela Usiminas, Petrocoque e Ecovias com apoio também do Instituto Usiminas.

A tarde será recheada com brincadeira para a criançada que poderá dirigir os carrinhos da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e se deliciar com algodão-doce e pipoca. Haverá serviços de Saúde sendo oferecidos para toda a comunidade incluindo testes de covid-19 e Influenza, orientações sobre endometriose e saúde bucal, vacinação contra a covid-19 e sarampo, aferição de pressão arterial.

Mais sobre Cubatão – Localizada no sopé da Serra do Mar, de onde jesuítas, comerciantes, tropeiros, autoridades do reino tomavam fôlego para atingir o Planalto, Cubatão tornou-se essencialmente um lugar de passagem, obtendo assim um papel de destaque no cenário da Baixada Santista, do Estado de São Paulo e do Brasil. O Porto Geral de Cubatão teve a sua origem na primeira metade do século XVIII. Ao seu lado, desenvolveu-se um povoado, por muito tempo conhecido por essa denominação. Era ali que as cargas e mercadorias trocavam as balsas que vinham do porto pelo lombo das mulas que formavam as tropas que subiam a Serra do Mar.

Por pouco tempo (1833-1841) o povoado esteve elevado à categoria de município, período após o qual foi anexado a Santos, mantendo-se praticamente estagnado até a década de 1920, quando surgiram as obras da Usina da Light e da Companhia Santista de Papel. Após 1940, houve a construção da Via Anchieta, culminando com a implantação da Refinaria Presidente Bernardes, inaugurada em 1955, e da Companhia Siderúrgica Paulista, a Cosipa (atual Usiminas), em 1959. A emancipação político-administrativa da cidade ocorreu em 9 de abril de 1949.

Com o passar dos anos, a Cubatão foi se transformando, ganhando indústrias, fruto do desenvolvimento industrial paulistano e paulista, bem como dos investimentos federais. Nenhum plano orientou a instalação do parque industrial cubatense, porém. As fábricas foram se localizando ao sabor das vantagens imobiliárias ou pré-requisitos necessários às suas operações (perto ou longe de um núcleo urbano, a favor ou contra as correntes de vento, perto ou longe de cursos d’água, etc) e, no decorrer dos anos, começaram a surgir sérios problemas ambientais, com a poluição do ar, água e solo do Município.

Dezoito das atuais 24 indústrias que formam o Pólo de Cubatão foram implantadas no período de 1955 a 1975. Duas dessas indústrias, Ultrafértil e Cosipa, possuem terminais portuários, onde recebem matérias-primas e embarcam seus produtos acabados. Além da geração de empregos, a concentração industrial de Cubatão trouxe resultados importantes do ponto de vista financeiro e do fortalecimento da capacidade tributária municipal. A base de sustentação do Município é, portanto, a arrecadação do ICMS, ficando o IPTU, o ISS e outros tributos diretos em segundo plano, se comparado com o quadro dos demais municípios da Baixada Santista.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO ANIVERSÁRIO DE CUBATÃO:

8, 22 e 29 de abril (sextas-feiras) – 19 horas

Cinema nos Bairros

8/Abril – UME Luiz Gustavo de Lima – Rua das Flores, 71 – Vila Natal

22/Abril – CEU das Artes – Rua Januário Cândido Pontes, s/nº – Jardim Nova República

29/Abril – UME Rui Barbosa – Rua Vereador Luiz Pieruzzi Neto, 50 – Jardim Caraguatá

2 e 3 de abril – sábado e domingo

Das 15h às 21h – Abaré Emcena – um show de cultura pertinho de você

Local: Praça da Independência – Jardim Casqueiro


Até 30/abril

Exposição “Desfilando a Memória” – registro fotográfico dos desfiles cívicos ocorridos na Avenida 9 de Abril a partir de 1967

Local: em frente à Biblioteca Municipal – Av. Nove de Abril, 1977 – Centro


7 de abril  – quinta-feira

19 horas – Sessão Solene em Comemoração ao 73º Aniversário de Cubatão

Local: Plenário da Câmara Municipal de Cubatão

Praça dos Emancipadores, s/nº – Centro


8 a 10 de abril – sexta, sábado e domingo

9º Torneio de Tranca de Ouro do Cici

Local: Esquina das Ruas Rio de Janeiro e Primeiro de Maio, na Vila Nova


9 de abril – sábado

9 horas – Missa de Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade

Local: Paróquia Nossa Senhora da Lapa

Avenida Nove de Abril, 1947 – Centro


A partir das 10 horas

Grande Festa da Cidadania em comemoração aos 73 anos de Emancipação Político-Administrativa

Local: Esplanada do Paço Municipal – Praça dos Emancipadores, s/nº – Centro

Projeto Teatro Móvel Solar – dança, teatro, música, entre outros

15h30 – Teatro “Sessão Solene”

17h – Artistas da cidade

18h30 – Exibição de vídeos

19h – Teatro “Caixola de Histórias”

Local: Rua Salgado Filho (em frente ao CSU – Centro Social Urbano) – Jardim Costa e Silva


15 de ABRIL – sexta-feira

A partir das 19 horas – 52ª Encenação da Paixão de Cristo

Local: Centro Social Urbano – CSU – Rua Marli Alves Pereira, s/nº – Jardim Costa e Silva


23 e 24 de ABRIL – sábado e domingo

Das 10h às 12h – Walking Tour Experience

Local: Parque Anilinas – Avenida Nove de Abril, s/nº – Centro


24 de ABRIL – domingo

Das 12h às 19h – Feira Geek – evento que reúne fãs de HQ, filmes, séries, games e cultura pop com atrações como campeonato de games, concurso cosplay, concurso de desenhos, exposição de bonecos, workshops etc.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais