‘Festa do Frango’ agita Vila São José

Tarde e noite com muito calor, atrações musicais e brinquedos para a criançada marcaram o domingo (12) de entretenimento na Vila São José, em Cubatão. É que lá ocorreu a ‘Festa do Frango’, uma das tradicionais festividades de bairros reservadas à população cubatense pela prefeitura da Cidade, sob realização da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A organização estima que 10 mil pessoas participaram do evento. O palco da Festa foi erguido na av. Tancredo Neves, onde também foram montadas 20 barracas de uma lado e 20 tendas do outro, todas com variados tipos de bebidas e comidas com pratos de frango e diversas opções.

Aos poucos, o público foi enchendo a praça local e tomando conta da avenida. DJ Marcelinho conduziu a animação tocando muita música de todos os gostos, chamando ao palco vários artistas de diversos estilos musicais, que do meio-dia à meia-noite empolgaram moradores da Vila São José e de vários outros bairros. Na programação, cantores da região e também de fora. Forró, samba e pagode predominaram entre os hits mais tocados. Desta vez, subiram ao palco: Natália Miranda, Guilherme Alves, DJ Gabrs, Lana e Lídia, Sanfoneiro Camarão e banda, Samba da Praça, Batuk Malícia e Fernando Alves, além da renomada banda de pagode ‘Os Travessos’, como principal atração.

Cada turma tinha um gosto musical preferido. Teve gente que veio de longe só para ver a maior atração da Festa. Rosana de Lima, 38 anos, mora no Jardim Nova República, e participou da festividade mesmo após o trabalho. “Fiz plantão de 12 horas e saí correndo pra cá. Eu tinha que ouvir e ver de perto a apresentação de ‘Os Travessos’. Já encontrei as minhas amigas aqui e estou muito feliz”, contou Rosana. Elas e as colegas pulavam e cantavam juntas, no meio da multidão, bem em frente ao palco.

Remanescências  e agradecimentos – A banda tocou várias canções que a evidenciaram no meio artístico-musical. Como forma de homenagens, o grupo ainda tocou grandes sucessos das bandas Revelação  e Exaltasamba. No encerramento, o  atual vocalista Uan anunciou a homenagem a um antigo ex-líder/vocalista que marcou época na banda ‘Os Travessos’: o famoso Rodriguinho, que, por coincidência, é primo do atual. Momento, claro, que agradou em cheio a enorme plateia. A banda se despediu agradecendo a prefeitura de Cubatão pela oportunidade de se apresentar na Cidade, dizendo-se gratos pela calorosa recepção do povo cubatense.

Próxima festividade – De acordo com a organização, a ‘Festa do Frango’ foi a quinta das seis programadas pela prefeitura como parte do retorno das ‘festividades de bairro’ no município. Já foram realizadas nos bairros Jardim Nova República (Festa da Carne Seca), na Vila Nova (Festa da Banana), na Vila Natal/Conj. Mário Covas (Festa da Costela), na Ilha Caraguatá (Festa do Peixe) e Vila São José (Festa do Frango). Desta forma, a sexta e última deste ano, neste quesito de resgaste às tradições locais, será no Jardim Costa e Silva, em que haverá a ‘Festa da Tainha’, no dia 26/11, domingo.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Thiego Barbosa/Secom