Fim do buzinaço do trem: Prefeitura de Cubatão realiza reunião aberta com a comunidade dia 7 de outubro

Encontro aberto será na UME Estado de Goiás, na Vila Nova. Objetivo é compartilhar o novo plano viário que vai eliminar três passagens de nível na ferrovia

A Prefeitura de Cubatão realiza reunião pública com a comunidade em 7 de outubro (sábado), às 10h, com o objetivo de discutir o projeto viário que visa acabar com o buzinaço do trem no trecho da ferrovia que corta o Jardim 31 de Março, Vila Nova e Vila Couto. O encontro será na UME Estado de Goiás (rua Sergipe, 270), na Vila Nova.

Será apresentado para os moradores o  projeto viário que elimina três passagens de nível no cruzamento com a linha férrea. A solução apresentada pela Rumo, concessionária da ferrovia, inclui a construção de um viaduto sobre a passagem de nível da av. Henry Borden, no Jardim 31 de Março (próximo à Rodoviária). A mudança garantiria fluidez ao trânsito, uma vez que não será mais necessário aguardar a passagem da locomotiva. Duas vias serão construídas paralelas à linha férrea, ligando a entrada e saída da av. Joaquim Miguel Couto, incluindo a abertura viária de algumas ruas em torno do viaduto.

Também devem ser executadas duas novas passarelas sobre a linha férrea: na rua Francisco Cunha e entre a av. Cruzeiro do Sul e rua Paraíba (no final da Vila Nova), uma rotatória no final da avenida Henry Borden com a av. Nove de Abril, e melhorias paisagísticas em todos os novos trechos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), o projeto é fruto de uma contrapartida como solução para um problema antigo no município, que são as passagens de nível que afetam veículos e pedestres no trecho compreendido entre a Rua Paraíba e a Av. Joaquim Miguel Couto.  A obra está dentro do caderno de obrigações da companhia e faz parte da contrapartida por conta da renovação da malha viária paulista. A empresa é obrigada a encontrar soluções em conjunto com cada cidade. Cubatão tem se mostrado interessada no projeto e a Administração está aberta às discussões que vão resultar nessa obra.

Por: Secom Cubatão
Foto: Arquivo PMC