Considerada como uma das grandes discussões do momento, o fortalecimento da indústria nacional, com foco especial no polo industrial de Cubatão, foi o ponto central da presença do deputado Federal Carlos Zarattini (PT/SP) na cidade, que foi recebido no Gabinete do Prefeito no final da tarde desta sexta-feira (23). O parlamentar esteve acompanhado da direção municipal do Partido dos Trabalhadores. A vice-prefeita Andrea Castro representou o Prefeito César Nascimento no encontro.
Durante as discussões, Andrea Castro enfatizou aos participantes que o Prefeito César Nascimento estará em Brasília no próximo dia 3 de fevereiro, com o vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, justamente para discutir os problemas relacionados à questão do polo industrial.
“Vamos até Brasília discutir a realidade de Cubatão e de outras cidades que têm polos industriais e que também passam pelo mesmo problema que a nossa região. Então, neste ponto de vista, é salutar a vinda do deputado aqui para conhecer de perto o cenário da Cidade e da Região, ouvindo os representantes dos trabalhadores e da Administração, disse a vice-prefeita na reunião. Cabe ressaltar que estamos tratando de uma pauta suprapartidária, em que a Administração procura apoios, principalmente do Governo Federal, por meio dos seus representantes. Por isso, o prefeito vai a Brasília levar a nossa preocupação com essa questão da indústria, que reflete na cidade, esperando que todos estejam imbuídos de levantar essa relevante bandeira, que luta pela desindustrialização, pelo desemprego e pela sustentabilidade social”.
“De fato, a Indústria é condição essencial para que o Brasil avance em soberania econômica, crie empregos. Nesse espírito, o Presiq traz como foco a política estratégica para modernizar, criar condições de competitividade e expandir um setor que é base de toda a produção industrial do Brasil, tendo a indústria química como a espinha dorsal da nossa economia”, explicou parlamenta e relator do Projeto, acrescentando que estará presente na reunião em Brasília.
Zarattini destacou o potencial de gerar 1,7 milhão de empregos e aumentar a produção, reduzindo a dependência externa nas importações. De acordo com o deputado, o projeto em questão foi estruturado com compensações (subsídios), utilizando receitas de defesa comercial para cobrir a renúncia fiscal de R$ 3 bilhões anuais a partir de 2027. Mas que tem buscado dentro do Governo e também na Câmara encontrar alternativas que geram um equilíbrio ainda para este ano e que as discussões devem continuar neste sentido.
Demais presentes – Também participaram da reunião: Genaldo Santos (secretário-adjunto de Governo) e os vereadores Guilherme Amaral e Washington Luiz Lessa ‘Carioca’, que é presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata da questão da empregabilidade na área industrial de Cubatão.
Por: Secom Cubatão/Ismael Pereira
Foto: Secom Cubatão/Rafael Oliveira





