Frank Aguiar leva emoção à Festa da Carne Seca 2024, no Jardim Nova República

O bairro comemorou 40 anos de existência. População fez homenagens ao morador Geraldo Guedes, ex-vereador, falecido em fevereiro

Um dia de muito sol, calor e emoção, misturados com saudade e alegria: assim foi domingo (28), no Jardim Nova República, em mais uma edição da tradicional ‘Festa da Carne Seca em Cubatão’, marcada por várias apresentações artísticas que se revezaram das 14h às 23h30, tendo como principal atração o cantor piauiense Frank Aguiar. Pouco a pouco, a Av. Esmeraldo Tarquínio foi enchendo de gente. Quando chegou a noite, já era uma multidão. Vinte barracas de alimentação e uma variedade de performances de artistas locais garantiram o entretenimento enquanto a população aguardava pela grande atração da festa. O revezamento dos talentos da cidade e região atendeu ao público nos diversos estilos e gostos musicais, como arrocha, piseiro, pagode, ritmos eletrônicos e também sertanejo. Boa parte da missão ficou por conta do DJ Marcelinho, Jefim Atualizado e Paloma Fernandes, Os Cobras, Markynhos de Santos, Batuk Malícia e Anjo de Menina.

Tripla homenagem – A festividade ficou marcada por homenagens ao município, ao bairro e a uma pessoa muito reverenciada em toda a região do Jardim Nova República: Geraldo Cardoso Guedes, que fez o seu berço político especialmente ali, chegando a três mandatos como vereador, o que o consolidou como uma das importantes lideranças políticas cubatenses. A lembrança ao ilustre morador do bairro ainda está fresca na memória da daquela população, pois Geraldo Guedes faleceu recentemente, em 13 de fevereiro deste ano, aos 61 anos.

As três homenagens foram feitas por todos os artistas que se apresentaram e também pelos organizadores da festa, que foi promovida pela Prefeitura e organizada pela Secretaria de Cultura (Secult) como parte da programação comemorativa dos 75 anos de emancipação político-administrativa da Cidade. Destes, o bairro também comemorou os seus 40 anos de existência. Isso ficou evidente no imenso coral entoando ‘parabéns pra você’, com uma dupla alusão, no caso, os aniversários da Cidade e do bairro. Um bolo simbólico foi levado ao palco e a música cantada pela atração mais aguardada da festa: Frank Aguiar. Consolidado como um dos  grandes nomes da música nordestina em mais de 30 anos de carreira, trouxe o seu tradicional “Um Show de Forró”.

Conhecido nacionalmente como “O Cãozinho dos Teclados”, Frank Aguiar interagiu e agitou a multidão. “É uma enorme satisfação voltar a essa Cidade e, principalmente a este bairro.  Fazem parte da minha história artística e da minha vida. Quantas vezes estive aqui nessa Festa. Me sinto em casa”, disse o cantor, que também era amigo de Geraldo Guedes.

Muita música – Frank cantou sucessos como  ‘Lavou tá nova’, ‘Moranguinho do Nordeste’, ‘Vem dançar forró’, ‘Os dez mandamentos do amor’ e a icônica ‘Lamento de um nordestino’,  gravada com Francis Lopes, de mesma origem e que foi também atração da festa do ano passado.  Para marcar o encerramento, Frank Aguiar sempre costuma entregar o seu famoso Chapéu branco a uma personalidade da cidade ou do local do evento. Dessa vez, entregou à esposa de Geraldo Guedes, dona Dulce Maria Guedes, como símbolo de gratidão e lembrança eterna.

Resumo Histórico – Desde 1999, a ‘Festa da Carne Seca’ é realizada no Jardim Nova República. Tal celebração é feita como homenagem ao próprio bairro, motivado por ser o de maior reduto nordestinos da Cidade. Também por isso, a iguaria que dá nome à festividade se deve ao consumo por parte de seus moradores, massivamente oriundos da região Nordeste do Brasil.  Sendo assim, além de lembrar e comemorar a existência do bairro, a festividade promoveu a celebração da cultura nordestina no Município, cuja migração começou na segunda metade da década de 1950, e foi ganhando corpo ao longo dos anos, principalmente, em virtude do polo industrial.

Texto e fotos: Secom Cubatão