Um dia é de calor, mas o outro é de frio. O clima pode não se decidir, mas o Fundo Social de Solidariedade de Cubatão tem consciência de que, quando o frio aperta, são as famílias socialmente mais vulneráveis as que mais precisam do apoio de toda a comunidade. Por isso, prossegue realizando a campanha Inverno Solidário, dentro do mesmo espírito que norteou o início deste trabalho em maio: entregar os produtos doados imediatamente, na medida em que as doações vão chegando.
Nessa quinta-feira (21), foi realizada nas instalações do Parque Anilinas mais uma distribuição de produtos, para famílias com baixa renda inscritas no CadÚnico – Cadastro Único de Benefícios Sociais – residentes nos núcleos Pilões, Vila Noel, Costa Muniz e Vila Natal. Os participantes receberam cobertores doados pelo Cide, mantas oferecidas pelo Fundo Social de São Paulo (FUSSP), agasalhos doados pelos professores e alunos da Escola Hessel Horácio Cherkassky, mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O Fundo Social continuou também a distribuição de roupas, agasalhos e produtos diversos entregues pela escola Fortec e pela unidade da Cacau Show instalada na área central de Cubatão, além de escovas dentais, máscaras contra poeira, água sanitária e outros produtos, decorrentes de doações diversas da comunidade, de empresas do Polo Industrial, como Unipar e Petrobras, e seus colaboradores. Foi ainda servido um lanche oferecido aos munícipes pela Padaria do Cardoso, da Vila Natal.
Todas as roupas distribuídas passam necessariamente por triagem e por um processo de higienização, em equipamento de lavagem tipo hospitalar, nas próprias instalações do Fundo Social, dentro de um procedimento implantado antes mesmo da pandemia de Covid-19 para garantir as condições sanitárias desses produtos. E essas distribuições continuarão nas próximas semanas, pelo menos até o final do período de Inverno.
Quem quiser colaborar, pode entregar suas contribuições nas caixas coletoras da campanha espalhadas pela Cidade. A relação de postos pode ser consultada em https://www.cubatao.sp.gov.br/postos-da-campanha-do-agasalho-inverno-solidario-2022/ .
Móveis – Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, Luciene Doldán, uma das principais necessidades detectadas no atendimento aos munícipes está sendo a obtenção de móveis e eletrodomésticos em bom estado, para serem destinados principalmente a famílias que tiveram suas moradias atingidas por incêndios, inundações e desabamentos.
Quem puder doar pode fazer contato para agendar a retirada pelos telefones 3362-4701 e 3372-5949, ou pelo endereço de correio eletrônico fundosocial@cubatao.sp.gov.br.
Fotos: Divulgação FSS