Gestantes e puérperas já podem se vacinar contra a gripe em Cubatão

Assim como ocorreu com crianças, Saúde antecipa vacinação desses grupos

Além da vacina da gripe (influenza) para crianças, a Secretaria de Saúde antecipou as doses para gestantes e puérperas nas 14 unidades de Saúde do município com salas de vacina (endereços abaixo). No caso de crianças a partir de 5 meses de idade e menores de 5 anos, as vacinas contra gripe e sarampo podem ser administradas simultaneamente.

A vacina contra a gripe está disponível também para pessoas a partir de 60 anos e profissionais da Saúde.

SINTOMAS

O informa técnico da Secretaria de Saúde do Estado recomenda o adiamento da vacinação em crianças com sintomas respiratórios, principalmente relacionados à covid-19. Nesses casos, a vacinação deve ser adiada em pelo menos quatro semanas.

GRIPE E PANDEMIA

À medida que o percentual de pessoas vacinadas contra a covid-19 em todo o mundo aumenta, com diminuição das taxas de infecções da doença e crescente tendência de flexibilização das restrições, há uma oportunidade para que ocorra um ressurgimento da circulação de outros vírus respiratórios, como influenza, como ocorreu no Brasil em dezembro de 2021.

A vacinação contra a influenza de pessoas pertencentes aos grupos alvo do programa de imunização tem como principal objetivo reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações, mortes e consultas ambulatoriais e em serviços de emergência.

A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a influenza e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à pandemia.

CONTRAINDICAÇÕES

Crianças menores de 6 meses de idade e Pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores da vacina contra a gripe ou a algum componente da vacina.

PRECAUÇÕES

Doenças febris agudas, moderadas ou graves: recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

História de alergia a ovo: pessoas que após ingestão de ovo apresentaram apenas urticária, administrar a vacina influenza, sem qualquer cuidado especial; pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer outros sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência). Nesses casos, a vacina deve ser administrada sob supervisão médica, preferencialmente.

Em caso de ocorrência de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.

ENDEREÇOS

Unidades de Saúde: de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 8h30 às 16 horas:

UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);

USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);

UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);

UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);

USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº);

UBS Vila Nova (Rua São João, 185);

USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);

USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);

USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);

USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003);

USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);

USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);

USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);

USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).