Município registra 7 casos ao longo de 2023
Com uma série de atividades nas unidades de saúde nos bairros, Cubatão encerra as ações voltadas para o Julho Amarelo, Mês de luta contra as hepatites virais. Foram bate-papos, palestras e ações educativas atendendo as comunidades das unidades Jardim Nova República, Vila Natal, Cota 95 e Jardim Casqueiro.
O município registra apenas 7 casos de hepatites ao longo de 2023, mas a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de ações de prevenção, principalmente as vacinas contra hepatite A e hepatite B, disponíveis nas unidades de Saúde, e a manutenção dos cuidados básicos de higiene.
A DOENÇA
Conforme o Ministério da Saúde, as hepatites virais mais comuns no Brasil são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E.O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado.
As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.
Mais informações em: https://bvsms.saude.gov.br/julho-amarelo-mes-de-luta-contra-as-hepatites-virais/.
20230725 – SAÚDE – Saúde da crianças- AA