Hospital de Cubatão adota medidas de prevenção ao Coronavírus

Ações objetivam garantir a segurança dos pacientes e colaboradores e prevenir o contágio da doença.

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas e atual gestora do Hospital Municipal de Cubatão, não tem poupado esforços para prevenir e minimizar a disseminação do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Além de contar com equipes altamente capacitadas para atender aos pacientes de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, desde a divulgação dos primeiros casos de Coronavírus, a FSFX vem adotando uma série de estratégias especiais nas regiões onde atua.
Dentre as ações que têm sido implantadas no Hospital de Cubatão, merece destaque a suspensão dos procedimentos eletivos e ambulatoriais e a suspensão de visitas, mantendo apenas os acompanhantes conforme previsto por lei, para reduzir o fluxo de pessoas na unidade hospitalar. Tal medida também possibilitou a redistribuição das equipes com foco nos atendimentos de urgência e emergência, no Pronto Atendimento e unidades de internação. Outra importante estratégia foi a alteração de fluxo de atendimento de Urgência e Emergência, com salas específicas para isolamento de pacientes com queixas respiratórias, além da alteração do local de atendimento do laboratório (atualmente no Complexo Hospitalar), diminuindo a circulação de pessoas no local.
Vale ressaltar que a unidade segue as condutas de manejo clínico adequadas, e para tanto são intensificadas as ações de treinamentos, principalmente às relativas ao uso adequado dos EPI’s, com base nas diretrizes da Agência Nacional de Saúde. O médico infectologista e Diretor Clínico do Hospital de Cubatão, Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo participa do Comitê Municipal COVID-19 e as equipes se reúnem diariamente para os devidos alinhamentos.
Outra medida adotada pela unidade foi o reforço nos estoques de insumos e de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) específicos para casos de COVID-19, com o objetivo de garantir a segurança dos profissionais e pacientes. “Não temos poupado esforços para manter a excelência e a segurança na prestação de serviços. Nossas equipes estão empenhadas e treinadas para atenderem de forma eficaz os pacientes que precisarem das nossas unidades. Estamos investindo nos insumos e EPI’s adequados, garantindo tranquilidade. É importante que todos estejam seguros nesse momento delicado que estamos vivendo”, reforça o diretor-presidente da FSFX, Dr. Salomão Maciel Dias Ferreira.
Ainda como forma de garantir maior segurança aos colaboradores foi feita a instalação de barreiras físicas nos guichês de atendimento da Recepção Central, Centro de Diagnóstico por Imagem e Laboratório, além da oferta de máscaras cirúrgica aos profissionais de saúde e profissionais de apoio que prestam assistência a menos de 1 metro do paciente suspeito ou confirmado, além de serem intensificadas as rotinas de higienização das unidades, principalmente aquelas com atendimentos à casos suspeitos, como Pronto Atendimento e Centro de Diagnóstico por Imagem.
A Fundação São Francisco Xavier segue avaliando as alternativas que possam contribuir com a prevenção do COVID-19, e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde está em processo de avaliação do custeio para ampliação de leitos de UTI e Enfermaria do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento específico de COVID-19. Antecipando às necessidades foi contratada uma Cooperativa de Enfermagem para possíveis coberturas, com ingresso gradual mediante necessidade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais