Influenza: Acompanhe o número da vacinação e saiba onde se imunizar

Campanha leva mais de 14 mil pessoas às salas de vacina

Desde 12 de abril, data de início da campanha, até 17 de junho, 14.857 pessoas foram vacinadas contra Influenza em Cubatão, conforme o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE). A cidade está desde 9 de junho na terceirae última etapa da campanha, imunizando até 9 de julho pessoas com comorbidades, portadores de deficiências permanentes, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.
A vacinação é realizada nas 14 unidades de Saúde com salas de vacina (confira abaixo), das 8h30 às 16 horas, e em quatro postos volantes. Os públicos de etapas anteriores seguem sendo vacinados. São eles pessoas a partir de 60 anos de idade, professores, crianças de 6 meses até 5 anos de idade, gestantes, puérperas e profissionais de Saúde.
Como a vacinação ocorre simultaneamente ao Plano Estadual de Imunização contra a covid-19, o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) orienta que a prioridade seja a imunização contra covid-19, com a aplicação da vacina contra influenza sendo agendada para um período posterior a 15 dias, sem risco de perder a imunização.
CONFIRA OS NÚMEROS
De acordo com o levantamento do dia 17, foram vacinados contra Influenza 702 pessoas com comorbidades, 9 pessoas com deficiência permanente, 30 integrantes de forças de Segurança 22 caminhoneiros e16 trabalhadores do transporte público.
Da segunda etapa, foram imunizados 6.609 pessoas a partir de 60 anos e 310 professores. Entre a população-alvo da primeira etapa, foram vacinadas1.654 crianças de 6 meses a 2 anos (74% da meta), 2.449 crianças de 2 a 4 anos (41,3%), 766 crianças de 5 anos (39%), 680 gestantes (61%), 112 puérperas (61%) e 1.481 trabalhadores da Saúde (39%).

A VACINA
A vacina contra Influenza não causa gripe nem eventos adversos graves e tem como principal benefício a prevenção de complicações como pneumonia e internação hospitalar. A vacina não deve ser aplicada em pessoas em quadros febris e causa efeitos colaterais leves em até 10% das pessoas vacinadas, entre os quais febre, dor local e dor no corpo com duração de até dois dias. A vacina contra Influenza é contraindicada para pessoas que apresentaram reação anafilática em doses anteriores ou que sejam alérgicas a ovo ou qualquer outro componente da vacina. Não há contraindicação para pacientes imunodepressivos.

Salas de vacina – Confira os endereços das salas de vacina:
UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);
USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);
UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);
UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);
(USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquinio, s/nº);
UBS Vila Nova (Rua São João, 185);
USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);
USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);
USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);
USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003);
USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);
USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);
USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);
USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).

Posto volante
Nas unidades CSU e Água Fria a vacinação é realizada às quarta-feiras, das 9 às 15 horas. Nas quintas-feira, no mesmo horário, é a vez das unidadesCaic/Vila Esperança e Vila Natal.