Influenza: Acompanhe os números da vacinação e saiba onde se imunizar

Campanha leva mais de 8 mil pessoas às salas de vacina

 
Desde 12 de abril, data de início da campanha, até 20 de maio, foram vacinadas contra Influenza em Cubatão 8.183 pessoas. A cidade está desde 11 de maio na segunda fase da campanha, imunizando até 8 de junho pessoas a partir de 60 anos de idade e professores. A vacinação é realizada nas 14 unidades de Saúde com salas de vacina (confira abaixo), das 8h30 às 16 horas, e em quatro postos volantes.
De acordo com os números do Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) de Cubatão, até o momento a segunda etapa da campanha imunizou 2.374 idosos a partir de 60 anos (total de 15.305) e 84 professores (1.433).
Como a vacinação ocorre simultaneamente ao Plano Estadual de Imunização contra a covid-19, o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) orienta que a prioridade seja a imunização contra covid-19, com a aplicação da vacina contra influenza sendo agendada para um período posterior a 15 dias, sem risco de perder a imunização.
 
CRIANÇAS, GESTANTES, PUÉRPERAS
Crianças de 6 meses até 6 anos de idade, gestantes, puérperas e profissionais de Saúde, população-alvo da primeira etapa, seguem sendo vacinados.
Até 20 de maio, foram vacinadas 1.274 crianças de 6 meses a 2 anos (57,3% da meta), 2.158 crianças de 2 a 4 anos (36,4%), 665 crianças de 5 anos (33,9%), 560 gestantes (50%), 104 puérperas (57%) e 953 trabalhadores da Saúde (25%).
A manutenção desses grupos entre os públicos-alvos também na segunda etapa permitiu avanços na cobertura vacinal de cerca de 5% por semana em cada grupo. As crianças até 2 anos vacinadas, por exemplo, eram 50% da meta no dia 13 e chegam ao dia 20 em 57,3%.
A campanha ocorre até 9 de julho e terá ainda uma terceira etapa, de 9 de junho a 9 de julho, com a vacinação de pessoas com comorbidades, portadores de deficiências permanentes, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.
 
A vacina
A vacina contra Influenza não causa gripe nem eventos adversos graves e tem como principal benefício a prevenção de complicações como pneumonia e internação hospitalar. A vacina não deve ser aplicada em pessoas em quadros febris e causa efeitos colaterais leves em até 10% das pessoas vacinadas, entre os quais febre, dor local e dor no corpo com duração de até dois dias. A vacina contra Influenza é contraindicada para pessoas que apresentaram reação anafilática em doses anteriores ou que sejam alérgicas a ovo ou qualquer outro componente da vacina. Não há contraindicação para pacientes imunodepressivos.
 
Salas de vacina – Confira os endereços das salas de vacina:
UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);
USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);
UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);
UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);
(USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquinio, s/nº);
UBS Vila Nova (Rua São João, 185);
USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);
USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);
USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);
USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003);
USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);
USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);
USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);
USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº);
 
Posto volante
Nas unidades CSU e Água Fria a vacinação é realizada às quarta-feiras, das 9 às 15 horas. Nas quintas-feira, no mesmo horário, é a vez das unidades Caic/Vila Esperança e Vila Natal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais