Jovens selecionados para a Orquestra Cubatão Sinfonia iniciam a jornada no projeto

Grupo é formado por 27 jovens artistas de várias cidades da Baixada Santista escolhidos em processo seletivo. Orquestra conta com apoio institucional da Prefeitura de Cubatão

A Orquestra Cubatão Sinfonia, projeto de formação do Programa Cubatão Sinfonia, deu as boas-vindas aos jovens artistas selecionados para integrar a nova formação. São 27 estudantes de música com idade entre 15 e 25 anos que passaram pelos critérios do processo seletivo. O encontro presencial aconteceu na tarde desta segunda-feira (31) e respeitou todos os protocolos sanitários como uso obrigatório de máscara e de álcool em gel e distanciamento social.
O projeto Orquestra Cubatão Sinfonia Ano IV é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica e conta com patrocínio da Usiminas, Petrocoque e Ecovias e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei de Incentivo da Secretaria Especial de Cultura ligada ao Ministério do Turismo. Tem apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretaria Municipal de Cultura.
A convocação dos selecionados serviu para alinhar as atividades que têm início a partir da semana que vem, com ensaios presenciais e escalonados (separados por naipes) na sala que ocupa no Centro Multimídia do Parque Anilinas. Na primeira parte do ensaio serão os instrumentos de corda e depois, instrumentos de sopro e percussão.
Os novos integrantes também conheceram a equipe técnica: Leandro Sampaio na coordenação geral, Éder Crispim como diretor artístico e produção de Marcelo Mendes. O maestro titular é André Farias que conta com o jovem Rômulo Moreira como regente-assistente. “Neste primeiro encontro destaco a todos vocês a importância da disciplina em nossas atividades. O estudo é essencial para que a gente desenvolva ainda mais nossas competências e para incluirmos repertórios diferenciados e complexos”, ressaltou André Farias.
O projeto Orquestra é formado pelos instrumentos: clarinete, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo. O objetivo é incentivar a continuidade do estudo da música instrumental entre os jovens. Cada participante deverá cumprir carga horária de ensaios e apresentações, além de participar de cursos e workshops oferecidos pelo projeto e receberá uma bolsa-incentivo.
Selecionados – Em menos de uma semana, o projeto recebeu 47 inscrições e 27 pessoas foram selecionadas por cumprirem as exigências do edital. Maior parte dos integrantes é de Cubatão, e na sequência, residentes em Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá. A totalidade já possui formação musical tendo iniciado as atividades artísticas em Conservatórios ou ONGs. Quase todos/todas possuem renda familiar de até três salários mínimos.
A Orquestra Cubatão Sinfonia – Entra na 4º edição com o intuito de viabilizar o estudo da música especialmente a para pessoas inseridas em áreas de vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando suas perspectivas para o futuro, criando estímulos éticos e profissionais.
A Orquestra é um dos braços do Programa Cubatão Sinfonia que ensina música e expressão corporal a crianças e adolescentes dos bairros Cota e proximidades. Foi criada em 2016 como a oportunidade de reunir jovens que já possuem contato com a música erudita e, durante esse tempo, já realizou apresentações em diversos teatros da Região.
Fotos: Divulgação Orquestra Cubatão Sinfonia
Link para fotos: