Líderes comunitários participam de curso de conciliação e mediação

Atuação ocorre em áreas de regularização fundiária

Líderes comunitários e conselheiros da Habitação de Cubatão participam, a partir de hoje (15), do curso on-line de capacitação de Mediadores e Conciliadores para atuação em áreas onde a Prefeitura está executando o processo de regularização fundiária. A formação foi viabilizada por intermédio de parceria da Secretaria Municipal de Habitação com a Universidade Católica de Santos, a UniSantos. Com um encontro por semana, o curso deve ser concluído em 19 de outubro.

A secretária de Habitação, Andrea Maria de Castro, destacou que o curso aborda técnicas de comunicação e estratégias de conciliação e negociação. “As lideranças comunitárias já contam com prática na mediação de conflitos, mas, com o curso, terão a oportunidade de aprimorar a técnica, esse dom natural que já possuem”.

Andrea detalhou que o curso terá aulas uma vez por semana, no período noturno, de forma a facilitar o acesso e a não prejudicar as atividades profissionais dos inscritos. Ao final, será emitido certificado de acordo com a frequência.

Comunicação – As aulas capacitam à compreensão da Política Pública de Tratamento aos Meios Alternativos de Solução de Conflitos; estimulam a reflexão sobre o conceito de “conflito” em seus vários aspectos; e apresentam o panorama nacional e internacional dos Meios Alternativos de Soluções de Conflitos e principais metodologias para a resolução.

O curso também tem como objetivo o aprimoramento das habilidades mediadoras e conciliadoras que solidifica uma perspectiva educadora-transformadora da sociedade, que, ao longo do tempo, permite às partes, empoderadas, solucionarem de forma pacificadora seus conflitos.