Unidade será inaugurada na próxima segunda-feira (14), em solenidade marcada para as 10 horas
Segunda maior unidade pública de saúde da cidade (a primeira é o Hospital Municipal), a nova policlínica de Cubatão será chamada “Dr. Anis Rahal Maluf”, em homenagem ao médico e ex-vereador, popularmente conhecido como Dr. Maluf, falecido em 2010. Será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 14, em solenidade com início marcado para as 10 horas.
Anis Rahal Maluf era médico cardiologista, do quadro de servidores municipais. Em 2000, elegeu-se vereador pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB) com 782 votos, tendo exercido o mandato de 2001 a 2004. Nas eleições municipais de 2008, pelo PTB, assumiu a candidatura a prefeito – com a impugnação do candidato titular, do qual era vice – obtendo, então, 3.566 votos. Em 2006, candidatou-se pelo PDT a deputado estadual. Quando faleceu, em 2010, era plantonista no Pronto Socorro do Jardim Casqueiro.
Visita técnica – Nesta quinta-feira (10), os secretários municipais Andrea Pinheiro (Saúde) e Gilvan Guimarães (Manutenção e Serviços Públicos), com assessores, fizeram uma visita técnica à obra, que ocupa todo o pavimento térreo do Edifício Castro, na Rua Pedro José Cardoso, 238, Vila Paulista e onde os funcionários dão os últimos retoques e fazem a montagem e colocação do mobiliário.
A nova policlínica ocupa uma área de 1.290 metros quadrados, tendo, ainda, uma área externa de 388 metros quadrados destinada a acesso de ambulâncias e estacionamentos.
O projeto de adaptação do imóvel, que incluiu o espaço do antigo Cine Castro, foi elaborado por técnicos da Secretaria de Manutenção e Serviços Públicos,sob coordenação do secretário Gilvam Guimarães. “Na elaboração do projeto, seguimos as orientações que nos foram dadas pelos técnicos da Secretaria de Saúde, a fim de atendermos aos requisitos de uma unidade de atendimento médico”, explicou Gilvan.
Segundo Andrea Pinheiro, o projeto levou em conta questões como ventilação, climatização e espaços de circulação, separando-se pessoas que irão à unidade marcar consultas, fazer agendamentos ou receber assistência social, daquelas que receberão efetivo atendimento médico. “Isso é importante para racionalizar o serviço e evitar possíveis contaminações”, explicou.
Outros cuidados foram tomados, como implantação de pisos antiderrapantes, corrimões, ar-condicionado e lavatórios em todas as salas e alas. Todo o mobiliário e os equipamentos técnicos são novos. “Os servidores terão melhores condições de trabalho e isso se refletirá no bom atendimento à população”, disse Andrea.
A nova policlínica abrigará todos os serviços da atual unidade, que funciona, desde 2012, no antigo prédio da Companhia Municipal de Trânsito, na Avenida Nove de Abril. O serviço será transferido para ali em razão da estrutura do prédio anterior, anexo ao Hospital Municipal e que posteriormente foi demolido.
Hoje, 800 pessoas recorrem diariamente aos serviços da policlínica. O espaço da nova unidade é três vezes maior do que o da anterior. Ali haverá atendimento para 14 especialidades médicas, além de três farmácias, setor de serviço social e salas de exames.
As especialidades médicas são: acupuntura, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia de cabeça e pescoço, endocrinologia, oncologia, ortopedia, neurologia, gastroenterologia, proctologia, nutricionista, dermatologia e oftalmologia. Haverá ainda salas de eletrocardiogramas, retossigmoidoscopia e testes ergométricos.
Na área de Serviço Social, existe espaço para concessão de passe livre/isenção de tarifa de transporte público e para curativo vascular. Funcionarão, também, três farmácias públicas: de medicamentos de alto custo, medicamentos básicos e psicotrópicos.
Fotos: Thiego Barbosa
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI

- 6 de junho de 2023
Após um período de pausa, por conta da pandemia, o Projeto Hortas Comunitárias está de volta: duas toneladas de…