A Junta de Serviço Militar de Cubatão, ligada à Secretaria Municipal de Governo, informa que militares afastados do serviço ativo devem se apresentar de 1º de dezembro de 2020 a 30 de novembro de 2025. A convocação faz parte do Exercício de Apresentação da Reserva (Exar) 2025.
A apresentação nos primeiros quatro anos após ter sido licenciado ou ter passado para reserva remunerada deve ser feita on-line, pelo endereço https://exarnet.eb.mil.br/. O período para apresentação vai até 31 de janeiro de 2026.
Já a apresentação no quinto ano (após ter sido licenciado ou ter passado para reserva remunerada) deverá ser presencial em uma Organização Militar ou em uma Junta Militar, de 9 a 16 de dezembro. É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência. A Junta Militar de Cubatão fica na Av. Dr. Fernando Costa, nº 1096, Vila Couto (no prédio do PAT). O horário de atendimento é das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo WhatsApp (13) 3512-5092.
De acordo com o Ministério da Defesa, quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos cinco anos deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas. Vale ressaltar que, para quem se apresentar após os prazos determinados, haverá cobrança de multa, prevista na Lei do Serviço Militar. O Governo Federal também disponibiliza o site https://www.gov.br/pt-br/servicos/realizar-a-apresentacao-da-reserva, para acesso e mais informações.
Podem se apresentar:
– oficiais e praças de carreira transferidos para a Reserva Remunerada;
– oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente;
– oficiais e praças temporários licenciados Portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), classificados em “Situação Especial”;
– reservistas de 1ª e 2ª Categorias, licenciados nos últimos cinco anos; e
– aspirantes-a-oficial R/2 concludentes de OFOR licenciados nos últimos cinco anos.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 16 – paz, justiça e instituições eficazes; ODS 17 – parcerias e meios de implementação.
Por: Secom Cubatão / MA
Foto: Freepik



