Orçamento Participativo acontece on-line

Propostas serão definidas com participação virtual

Com o cancelamento das plenárias públicas presenciais do Orçamento Participativo, em razão das medidas preventivas contra o novo coronavírus, as demandas dos cidadãos devem ser encaminhadas de forma digital. A informação foi divulgada no início da tarde desta segunda-feira (16) pelo diretor do Departamento de Orçamento Participativo, Marcelo Shimabuku.
“Até o próximo dia 23, qualquer munícipe maior de 16 anos pode apresentar propostas digitalmente”, disse Shimabuku, divulgando que na página oficial da Prefeitura, o interessado encontrará formulário de participação. Lá, deve preencher os dados pessoais (nome e endereço completos, telefone e proposta – uma por formulário). O formulário pode ser acesso em: http://www.cubatao.sp.gov.br/orcamento-participativo/.
As reuniões presenciais teriam início hoje (16) e foram canceladas atendendo à manifestação do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).
Sobre – O processo de Orçamento Participativo foi implantado em Cubatão em 2009, durante a elaboração do orçamento municipal para 2010, seguindo tendência iniciada em Porto Alegre. A ação se espalhou pelo Brasil com as administrações promovendo a participação comunitária nos debates, definindo prioridades que devem constar nesse documento.
Cubatão foi dividido em seis intrarregiões de expressão semelhante (quanto à área e população), a partir das Unidades Espaciais de Pesquisa e Estatística (UEPEs), e cada uma escolheu seus representantes, em audiências específicas, no ano passado. Esses delegados vêm se reunindo periodicamente com os técnicos municipais para fazer o acompanhamento da execução orçamentária.