Orquestra Cubatão Sinfonia brilha no jubileu de ouro da paróquia São Francisco

Apresentação seguiu todos os protocolos sanitários e reuniu vários fiéis na noite de sábado (25)

A Orquestra Cubatão Sinfonia, projeto de formação do Programa Cubatão Sinfonia, participou da principal noite de comemorações dos 50 anos da paróquia São Francisco de Assis, uma das mais tradicionais da cidade. A apresentação aconteceu em frente ao templo, no último sábado (25). O convite surgiu por conta da tradição musical do município, berço de muitos artistas hoje espalhados pelo mundo em virtude do ofício cultural.

Sob a batuta do regente-assistente Rômulo Moreira, a Orquestra encantou com o repertório recheado de Música Popular Brasileira e canções religiosas, com mensagens de fé e esperança. A equipe seguiu todos os protocolos sanitários de combate à covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel. Cada componente utilizou seu próprio instrumento musical; as cadeiras e as estantes utilizadas para acomodar as partituras foram higienizadas antes e após o concerto. Os músicos e musicistas contaram com placas de acrílico instaladas, garantindo uma importante proteção entre eles, principalmente por conta dos instrumentos de sopro.

O projeto Orquestra Cubatão Sinfonia Ano IV é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica e conta com patrocínio da Usiminas, Petrocoque e Ecovias e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei de Incentivo da Secretaria Especial de Cultura ligada ao Ministério do Turismo. Tem apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretaria Municipal de Cultura.

Agenda – Nesta segunda-feira (27), a participação da Orquestra será virtual. Os músicos realizam a abertura da Sematur – Semana do Turismo do Instituto Federal São Paulo (IFSP) de Cubatão. A participação será por meio das redes sociais do Instituto. Para acompanhar o concerto, basta acessar o link: https://www.youtube.com/channel/UC0NoPSWZ2qARV31wQsOFhwQ

No dia 4/10 às 15h os jovens da Orquestra realizam concerto didático na Escola Estadual Júlio Conceição, no Centro. No dia 25/10, também às 15h, a apresentação é na UME Padre Antônio Olivieri Filho, na Rua Maria do Carmo, 1350, no Jardim Casqueiro. Esse tipo de concerto apresenta a formação da orquestra de cordas para os estudantes de maneira prática e lúdica. Da família de instrumentos musicais aos diferentes ritmos, melodias, composições e compositores, tudo é explicado pelo maestro André Farias. O repertório é formado por músicas de compositores brasileiros, MPB e temas de filmes de sucesso.

O projeto Orquestra é formado pelos instrumentos: clarinete, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo. O objetivo é incentivar a continuidade do estudo da música instrumental entre os jovens. Cada participante cumpre carga horária de ensaios e apresentações, além de participar de cursos e workshops oferecidos pelo projeto e receberá uma bolsa-incentivo.

A Orquestra Cubatão Sinfonia – Entra na 4º edição com o intuito de viabilizar o estudo da música especialmente para pessoas inseridas em áreas de vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando suas perspectivas para o futuro, criando estímulos éticos e profissionais.

A Orquestra é um dos braços do Programa Cubatão Sinfonia que ensina música e expressão corporal a crianças e adolescentes dos bairros Cota e proximidades. Foi criada em 2016 como a oportunidade de reunir jovens que já possuem contato com a música erudita e, durante esse tempo, já realizou apresentações em diversos teatros da Região.

Fotos: Divulgação Orquestra Cubatão Sinfonia
Link para fotos: https://flic.kr/s/aHsmWLkk2B