Orquestra Cubatão Sinfonia realiza concerto virtual nesta segunda-feira (12)

Será a abertura da temporada 2021. Apresentação contará com transmissão ao vivo pelas redes sociais

A
Orquestra Cubatão Sinfonia abre a temporada 2021 com uma apresentação recheada de composições brasileiras na próxima segunda-feira (12) às 19h. Seguindo todos os protocolos sanitários de combate à covid-19, o concerto será transmitido do Plenário da Câmara Municipal de Cubatão pelas redes sociais da Orquestra e da TV Câmara de Cubatão, parceira no evento. Para acompanhar, basta acessar: www.facebook.com/orquestracs ou www.facebook.com/tvcamaracubatao .

A Orquestra Cubatão Sinfonia Ano IV é um projeto de formação do Programa Cubatão Sinfonia. Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica, conta com patrocínio da Usiminas, Petrocoque e Ecovias e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei de Incentivo da Secretaria Especial de Cultura ligada ao Ministério do Turismo. Tem apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretaria Municipal de Cultura.

Compositores brasileiros Com regência principal do maestro André Farias e do regente-adjunto Rômulo Moreira, a Orquestra apresenta repertório com criações de compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Gilberto Mendes, Gilberto Gil, Roberto e Erasmo Carlos. Algumas canções foram transcritas especialmente para a formação da Orquestra. “É uma celebração à Música Brasileira e a esses compositores incríveis que traduziram a alma popular por meio da arte”, afirma Farias.

Por conta da pandemia do novo coronavírus e dos cuidados com a saúde, a apresentação da Orquestra acontece em um espaço amplo, o Plenário da Câmara Municipal de Cubatão. Seguirá rígidos protocolos: ao chegarem no lugar, todos e todas terão a temperatura corporal aferida, limparão os sapatos em tapetes sanitizantes e será obrigatório o uso de máscara. Cada componente utiliza seu próprio instrumento musical; as cadeiras e as estantes (utilizadas para acomodar as partituras) serão higienizadas antes e após o concerto.

Os músicos e musicistas contarão com placas de acrílico instaladas, garantindo uma importante proteção entre as pessoas, principalmente por conta dos instrumentos de sopro. “Estamos acostumados a tocar bem próximos, um escutando o som do outro. Essa apresentação será um desafio, mas compensa por estarmos juntos depois de tanto tempo”, garante o diretor artístico, Eder Crispim.

Após a apresentação, a gravação do concerto ficará disponível nas duas páginas do Facebook e poderão ser compartilhadas.

A Orquestra Cubatão Sinfonia – Entra na 4º edição com o intuito de viabilizar o estudo da música especialmente para pessoas inseridas em áreas de vulnerabilidade social. Cada participante deverá cumprir carga horária de ensaios e apresentações, além de participar de cursos e workshops oferecidos pelo projeto e receberá uma bolsa-incentivo. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando suas perspectivas para o futuro, criando estímulos éticos e profissionais.

A Orquestra é um dos braços do Programa Cubatão Sinfonia que ensina música e expressão corporal a crianças e adolescentes dos bairros Cota e proximidades. Foi criada em 2016 como a oportunidade de reunir jovens que já possuem contato com a música erudita e, durante esse tempo, já realizou apresentações em diversos teatros da Região.

Fotos: Divulgação Orquestra Cubatão Sinfonia
Link para fotos: