...

Orquestra Cubatão Sinfonia retoma apresentações presenciais

  • 4 min de leitura

Seguindo todos os protocolos sanitários de combate à covid-19, os concertos acontecem em setembro e outubro

A Orquestra Cubatão Sinfonia, projeto de formação do Programa Cubatão Sinfonia, está retomando as apresentações presenciais e divulgou a agenda dos meses de setembro e outubro. Nesta sexta-feira (17), a apresentação será às 19h30 no Parque Anilinas (Vão Cultural) dentro do Famtour, evento da Secretaria do Turismo que visa a apresentação da cidade como roteiro de passeio para agências de viagens de várias cidades do Estado.

O concerto contará com uma formação reduzida, porém seguirá rígidos protocolos sanitários de combate à covid-19: ao chegarem no lugar, todos e todas terão a temperatura corporal aferida, limparão os sapatos em tapetes sanitizantes e será obrigatório o uso de máscara. Cada componente utilizará seu próprio instrumento musical; as cadeiras e as estantes (utilizadas para acomodar as partituras) serão higienizadas antes e após o concerto. Os músicos e musicistas contarão com placas de acrílico instaladas, garantindo  uma importante proteção entre as pessoas, principalmente por conta dos instrumentos de sopro.

O mesmo protocolo será adotado no dia 25/9, quando a Orquestra Cubatão Sinfonia participa do jubileu de ouro da Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Nova. A apresentação será às 18h30 e a igreja fica na Av. Nossa Senhora da Lapa, 676, na Vila Nova.

No dia 27/9 a participação será virtual: a Orquestra faz a apresentação de abertura da Sematur – Semana do Turismo do Instituto Federal São Paulo (IFSP) de Cubatão. A participação será por meio das redes sociais do Instituto e o link, divulgado em breve.

No dia 4/10 às 15h os jovens da Orquestra realizam concerto didático na Escola Estadual Júlio Conceição, no Centro. No dia 25/10, também às 15h, a apresentação é na UME Padre Antônio Olivieri Filho, na Rua Maria do Carmo, 1350, no Jardim Casqueiro. Esse tipo de concerto apresenta a formação da orquestra de cordas para os estudantes de maneira prática e lúdica. Da família de instrumentos musicais aos diferentes ritmos, melodias, composições e compositores, tudo é explicado pelo maestro André Farias. O repertório é formado por músicas de compositores brasileiros, MPB e temas de filmes de sucesso.

O projeto Orquestra é formado pelos instrumentos: clarinete, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo. O objetivo é incentivar a continuidade do estudo da música instrumental entre os jovens. Cada participante cumpre carga horária de ensaios e apresentações, além de participar de cursos e workshops oferecidos pelo projeto e receberá uma bolsa-incentivo.

A Orquestra Cubatão Sinfonia – Entra na 4º edição com o intuito de viabilizar o estudo da música especialmente a para pessoas inseridas em áreas de vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando suas perspectivas para o futuro, criando estímulos éticos e profissionais.

A Orquestra é um dos braços do Programa Cubatão Sinfonia que ensina música e expressão corporal a crianças e adolescentes dos bairros Cota e proximidades. Foi criada em 2016 como a oportunidade de reunir jovens que já possuem contato com a música erudita e, durante esse tempo, já realizou apresentações em diversos teatros da Região.

 

Fotos: Divulgação Orquestra Cubatão Sinfonia
Link para fotos: https://flic.kr/s/aHsmHtEc6T

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais