Orquestra Cubatão Sinfonia se apresenta para alunos de escola pública na cidade

Apresentação foi na UME Estado do Maranhão, na Vila Natal

Alunos da UME Estado do Maranhão, na Vila Natal, iniciaram esta semana recebendo uma visita especial: dos jovens músicos da Orquestra Cubatão Sinfonia. Nesta segunda-feira (18) o pátio da escola se transformou num grande palco para receber o grupo musical que encantou a todos com um repertório recheado de temas de filmes e música do cancioneiro infantil.

O Concerto Didático teve regência do maestro André Farias. Entre uma música e outra, Farias apresentou a Orquestra e, de maneira lúdica, mostrou às crianças os diferentes instrumentos musicais. O resultado do Concerto Didático foi uma plateia extremamente curiosa e atenta. Ao fim da apresentação, as crianças ainda puderam “reger” a orquestra em uma bem humorada brincadeira.

“Sempre que realizamos ações afirmativas dentro das escolas temos certeza de que uma semente está sendo plantada junto à criançada com o objetivo de valorização da arte”, afirmou o maestro André Farias. O projeto Orquestra Cubatão Sinfonia Ano IV foi idealizado e é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica e conta com patrocínio da Usiminas, Petrocoque e Ecovias via Lei de Incentivo da Secretaria Especial de Cultura ligada ao Ministério do Turismo. Tem apoio da Prefeitura de Cubatão e Instituto Usiminas.

Na semana que vem, dia 25 de abril, a Orquestra se apresenta às 14h na UME Padre Manoel da Nóbrega, no Jardim Casqueiro, no mesmo formato.

A Orquestra Cubatão Sinfonia – Está na 4º edição com o intuito de viabilizar o estudo da música especialmente a para pessoas inseridas em áreas de vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando suas perspectivas para o futuro, criando estímulos éticos e profissionais. A Orquestra é formada pelos instrumentos: clarinete, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo. Cada participante cumpre carga horária de ensaios e apresentações, além de participar de cursos e workshops oferecidos pelo projeto e recebe uma bolsa-incentivo.

A Orquestra é um dos braços do Programa Cubatão Sinfonia que ensina música e expressão corporal a crianças e adolescentes dos bairros Cota e proximidades. Foi criada em 2016 como a oportunidade de reunir jovens que já possuem contato com a música erudita e, durante esse tempo, já realizou apresentações em diversos teatros da Região.

Fotos: Divulgação Orquestra Cubatão Sinfonia
Link para fotos: https://flic.kr/s/aHBqjzLikf