Orquestra se apresenta para alunos da rede municipal de ensino

Alunos da UME Estado da Bahia, no Jardim Nova República, receberam uma visita muito especial nesta segunda-feira (5): dos jovens músicos da Orquestra Cubatão Sinfonia. O pátio da escola se transformou num grande palco para receber o grupo musical que encantou a todos com um repertório recheado de temas de filmes sucesso de Hollywood e canções do Rei do Pop, Michael Jackson.
O Concerto Didático contou com regência de André Farias. Entre uma música e outra, o maestro apresentou a Orquestra e, de maneira lúdica, mostrou às crianças os diferentes instrumentos musicais que a compõe, separados por naipes. A criançada escutou o som de cada um dos instrumentos para entender o som encorpado que a orquestra produz quando todos se juntam. O resultado do Concerto Didático foi uma plateia extremamente curiosa e atenta. Ao fim da apresentação, as crianças puderam “reger” a orquestra em uma bem humorada brincadeira.
“A arte é transformadora. Toda vez que realizamos ações afirmativas dentro das escolas temos certeza de que é uma semente que está sendo plantada junto à criançada e esse é um dos objetivos dessa Orquestra”, afirmou o maestro André Farias. O projeto foi idealizado e é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão e conta com patrocínio da Ecovias e Petrocoque, via lei de incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. Conta, ainda, com apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão.
Na semana que vem, dia 12 de agosto, a Orquestra se apresenta para os alunos da Escola Estadual Castelo Branco, no Jardim Casqueiro, no mesmo formato.
A Orquestra – O projeto musical é um braço do Programa Cubatão Sinfonia e entra em seu terceiro ano de atividades e contempla 40 jovens integrantes, divididos em naipes de cordas, sopros (madeiras e metais) e percussão. Na formação, 20% dos alunos são do Programa Cubatão Sinfonia, que participam com o intuito de que suas habilidades sejam desenvolvidas na coletividade; 80% das vagas são destinadas aos demais músicos-alunos pré-avaliados de outras instituições musicais; e 10% das vagas a alunos-músicos suplentes, estagiários. O objetivo é viabilizar e incentivar a continuidade do estudo da música instrumental, formalizando a união de todos os alunos que frequentam regularmente as aulas teóricas. Participam moradores de Cubatão e de outras cidades da Região, especialmente aqueles inseridos em áreas de vulnerabilidade social.
Fotos: Divulgação Orquestra Cubatão Sinfonia
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais