Palestra “Observar para prevenir” encerra atividades do Setembro Amarelo em Cubatão

Atividade ocorre no dia 24 no auditório da Câmara Municipal

 

Encerrando as atividades de prevenção do suicídio relacionadas com o Setembro Amarelo em Cubatão, a Secretaria de Saúde promove na sexta-feira (24), a palestra “Observar para prevenir”, com a psicóloga Melissa Tenório Campinas e com a psiquiatra Carla Primitz. O evento será realizado no auditório da Câmara Municipal, na Praça dos Emancipadores, s/nº, a partir das 8h30.

Ao longo do mês, psicólogos da Divisão de Saúde Mental participaram de rodas de conversa em 16 encontros realizados com profissionais de unidades de Saúde do município, com o objetivo de qualificá-los para identificar situações em que é necessário garantir apoio e ajuda a pessoas com ideações suicidas.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, problema de saúde pública que leva a 12 mil mortes por ano no Brasil. Embora não haja causas únicas que expliquem o suicídio, há uma série de situações recorrentes em ideações suicidas: estresse e isolamento social, perda de emprego, dificuldades financeiras, problemas de relacionamento, traumas (principalmente abusos sexuais), depressão, esquizofrenia, abuso de álcool, baixa autoestima, sofrimento em relação à própria orientação sexual, doenças e dores crônicas, guerras e grandes conflitos.

A rede de Saúde de Cubatão pode ser procurada para apoio e tratamento, principalmente os serviços ambulatoriais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), na Rua Dom Pedro II, Vila Nova (telefones 3361-7183 e 3361-6864) e do CAPS AD, na Rua Armando Sales de Oliveira, 660, Jardim Casqueirio (telefone 3372-6524), ou as 18 Unidades de Saúde do município.

Abertos 24 horas por dia, a população pode contar também com o Pronto Socorro Central, na Avenida Nove de Abril, 2700, Centro, ou o Pronto-Socorro Infantil, na Avenida Martins Fontes, 76-140, Vila Nova.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) está à disposição 24 horas por dia pelo telefone 188.

Fotos: Divulgação Secretaria de Saúde

Link para fotos: Clique aqui

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais