Parque Anilinas recebe o plantio de 50 mudas de árvores nesta quarta-feira (15)

Aberta ao público, a atividade visa a conservar a biodiversidade e revigorar o ecossistema local

Uma iniciativa ambiental pretende revitalizar o Parque Anilinas (av. Nove de Abril, s/nº), nesta quarta-feira (15). O ‘Projeto Guará Vermelho’ conduzirá o plantio de 50 mudas de árvores de diferentes espécies, marcando um passo crucial na preservação ambiental. Será das das 9h30 às 11h.

Semear mudas é um processo reconhecido como estratégia eficaz para restaurar áreas degradadas, e este projeto vai além, contemplando a conservação da biodiversidade e a promoção do equilíbrio do ecossistema na bacia hidrográfica dos rios Cubatão e Casqueiro.

Entre as 5 espécies cuidadosamente selecionadas para se adaptar ao bioma local, destacam-se o araçá, conhecido por suas frutas saborosas e atrativas para pássaros, o Ingá, que combina beleza e benefícios para a biodiversidade, e a paineira rosa, com seus 30 metros de altura e propriedades únicas. Apoiada pela Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), a iniciativa vem da parceria entre a Petrobras e a ONG Nudaer – Núcleo de Defesa Ambiental e Educacional Entre Rios.

A natureza sai ganhando… e nós também! – Colecionando benefícios para a natureza, a ação relembra a importância da comunidade local neste processo, e todos estão convidados a participar. Além de servir como oportunidade para que o Parque Anilinas se torne um espaço densamente arborizado, também reforça o compromisso contínuo de Cubatão com a natureza.

Para garantir uma participação segura e eficaz, a equipe fornecerá orientações sobre técnicas de plantio e o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs). Ainda é incentivado que os interessados usem roupas confortáveis, como calça e sapatos fechados, passem protetor solar e repelente, e levem garrafas de água para reduzir o consumo de copos descartáveis.

Para saber mais sobre o projeto, como se tornar um voluntário da ONG ou participar de outras atividades, visite o site no link aqui ou pelo link: https://projetoguaravermelho.org/?utm_campaign=0911_-_acao_de_reflorestamento_em_cubatao_fortalece_o_compromisso_com_o_meio_ambiente&utm_medium=email&utm_source=RD%20Station.

Por: Renan da Paz/Estagiário Jornalismo com informações do Projeto Guará Vermelho
Foto: Divulgação Guará Vermelho