Primeira oficina começa nesta segunda-feira (9)
As oficinas do Pontos MIS já estão com inscrições abertas para cursos rápidos de Documentários Domésticos, Fotógrafos asiáticos: Japão, China e Taiwan e Linhas Paralelas entre Quadrinhos e Literatura.
O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programação de filmes, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema. Mais informações em: https://www.mis-sp.org.br/pontos_mis.
Confira as oficinas com inscrições abertas
9, 11 e 13 de agosto – Segunda, Quarta e Sexta, das 19h às 21h
PROJETO Oficina| Linhas Paralelas entre Quadrinhos e Literatura com David Ribeiro
AO VIVO
Ingresso: 50 vagas por cidade
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação: 14 anos
Público-alvo: Público em geral interessado no tema
A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom. As inscrições serão via Sympla: https://www.sympla.com.br/oficina-linhas-paralelas-entre-quadrinhos-e-literatura-com-david-ribeiro__1287535?token=43d75abfae06bf6a14770e6e78f4e638.
O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.
Sobre a oficina
As Histórias em Quadrinhos estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Esta é uma linguagem universal que, através da escrita e de imagens, consegue trazer significados diversos para os leitores. A Literatura, por sua vez, está cada vez mais presente no insumo em outras mídias como Cinema, Teatro e os próprios quadrinhos. Esta oficina propõe, através de uma atividade teórico-prática, revisitar a origem das histórias em quadrinhos, debater um pouco sobre seu conteúdo e sua relação com a literatura, bem como explicar o passo a passo da criação de uma página de quadrinhos e, por fim, realizar um exercício prático de construção e adaptação de um pequeno texto em tira de quadrinhos.
Esta oficina visa trabalhar esta construção aliada à criação de uma história da literatura pelo olhar de cada participante, no formato dos quadrinhos.
Objetivo
Desenvolver técnicas e olhares para a realização de uma história em quadrinhos, de forma que cada participante entenda as ferramentas necessárias para se criar uma narrativa visual, dividida em quadros, com balões, onomatopeias e desenvolvimento de personagens, trabalhando uma história pontual de começo, meio e fim.
CRONOGRAMA:
- Primeira Aula – O que é uma história em Quadrinhos?
De onde vem essa mania de contarmos histórias?
Linguagens e narrativas dos quadrinhos
Elementos das Histórias em Quadrinhos (Balão/ Calha/ Requadro)
- Segunda Aula – O Entendimento de uma história: O que ela nos diz?
Criando uma storyline
Como traduzir do texto para os quadrinhos
Pensando em imagens
Elaborando um roteiro
Como fazer o roteiro de uma página do seu quadrinho
- Terceira Aula – Desenhando e produzindo minha tira
Como organizar minha página
Análise dos trabalhos produzidos
RECURSOS MATERIAIS: Acesso à internet, folhas de sulfite ou caderno, lápis HB preto, borracha e materiais de desenho que possua.
Sobre o professor
David Ribeiro é quadrinista, professor e cineasta, formado em Cinema pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e pós-graduado em Educação. Já roteirizou e dirigiu vários curtas em 16mm e foi diretor, apresentador e roteirista do programa de cinema ‘Cineclaquete’ durante 6 anos pela TV União. Em 2014 dirigiu e produziu o filme ‘Malgrado’ na região de São João da Boa vista, que é adaptação de um conto francês, e dirigiu e roteirizou em 2018 um documentário sobre a poeta sanjoanense Orides Fontela, vencedor do premio “Nuevas Miradas” no Uruguai. Publicou entre 2014 e 2016 as tiras em quadrinhos “O Cinemundo de Flicks”, realizou em 2020 uma serie de ilustrações em homenagem em aos 50 anos do personagem Chapolin Colorado, e desenvolve no momento a graphic novel autoral “Cósmica”.
16, 18 e 20 de agosto – Segunda, quarta e sexta, das 19h às 21h
PROJETO Oficina| Documentários Domésticos com Lucas Gervilla
AO VIVO
Ingresso: 50 vagas por cidade
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação: 16 anos
Público-alvo: Pessoas que se interessam pela produção de cinema documentário. Podem participar estudantes, jovens produtores, cineastas iniciantes, entusiastas do cinema documentário, youtubers.
A oficina será realizada ao vivo na plataforma Zoom. As inscrições serão via Sympla, pelo link: https://www.sympla.com.br/oficina-documentarios-domesticos-com-lucas-gervilla__1295845?token=3834769d604ef80c4bb76a28ee6e5647. O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.
Sobre a oficina
Documentários Domésticos é uma mini-curso com 06 horas de duração onde os participantes entram em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semi-profissionais, DSLR’s, etc.) A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa -respeitando as orientações de distanciamento social – utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem; resultando em mini-documentário.
Objetivo
O principal objetivo é compartilhar ferramentas para que o público possa contar suas próprias histórias. Partindo de gravações feitas pelas próprios participantes, será realizado um mini-documentário coletivo, sobre uma temática a ser decidida em conjunto. Ao final dos encontros, as pessoas que participarem da atividade estarão aptas a produzirem seus pequenos documentários, seja para uso profissional ou para compartilharem suas vivências durante a quarentena.
Cronograma
Encontro 01:
-Breve introdução ao documentário.
-Que modos de documentário existem?
-Quais os equipamentos básicos para se filmar um documentário doméstico?
-Que tipo de documentário queremos fazer? Que história(s) queremos contar?
-Principais tipos de enquadramento no documentário.
Encontro 02:
-Técnicas básicas para filmagem (ISO, abertura, velocidade,ajuste de branco, taxa de quadros, etc).
-Como fazer esses ajustes: do celular à DSLR.
-Noções básicas de som.
-Principais tipos de microfone. Como fazer se eu não tiver um?
-Como gravar entrevistas.
Encontro 03:
-Preparando o material para a edição.
-Noções básicas de edição.
-Edição do conteúdo gravado pelos próprios participantes.
Obs.: Do encontro 02 para o 03, os participantes terão como tarefa gravar o material que será editado.
Não é necessário ter nenhum equipamento especial. A ideia é usar o que os participantes tiverem à disposição.
Sobre o professor
Lucas Gervilla é artista visual e cineasta. Participou de mais de 160 produções audiovisuais. É doutorando e mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Em 2020, dirigiu os longas-metragem, “Ruinoso” e “Fora da Capital”.
24, 26 e 27 de agosto – Terça, Quinta e Sexta, das 19h às 21h
PROJETO Oficina| Fotógrafos asiáticos: Japão, China e Taiwan | com Melissa Szymanski
AO VIVO
Ingresso: 50 vagas por cidade
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação: 14 anos
Público-alvo: Interessados no tema
A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom. As inscrições serão via Sympla: https://www.sympla.com.br/oficina-fotografos-asiaticos–com-melissa-szymanski__1295884?token=e433eec37d886b2da731e5115b634367
O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.
Sobre a oficina
Fotógrafos Asiáticos, propõe expor a importância nas artes visuais e por consequência, na fotografia desses fotógrafos geniais e suas características ímpares. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e principalmente, como cada artista cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas.
Objetivo
Aos participantes, o objetivo é que possuam maior repertório imagético, buscando afinar o olhar, o senso estético, entendendo as diversas linguagens artístico-fotográficas dos fotógrafos apresentados.
Cronograma
Aula 01:
Apresentação da professora e alunos
Japão:
– Nobuyoshi Araki
– Daido Moriyama
Aula 02:
Fotógrafos de referência
Japão:
– Kishin Shinoyama
– Masao Yamamoto
Aula 03:
Fotógrafos de referência
China:
– Ren Hang
Taiwan:
– Chang Chao-Tang
Sobre a professora
Melissa Szymanski é fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM – Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão – Itália, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editoriais e publicidade. Atuou como docente de Fotografia na FASM, IED – Istituto Europeo di Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes; elaborou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Recentemente é docente na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no MIS – Museu da Imagem e do Som no projeto Pontos MIS. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia? Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Colaborou em matérias sobre arte-educação em revistas como: Veja SP, Caras, Revista Cásper Líbero, Canal TV Brasil.