Prefeito Ademário Oliveira toma posse na Câmara Municipal de Cubatão

“Agradeço a Deus em primeiro lugar por ter permitido a minha recondução. E a única maneira de agradecer a todos que depositaram sua confiança em mim é trabalhando, sempre pautado pela responsabilidade”, afirmou durante sua posse o prefeito Ademário Oliveira, reeleito para comandar a cidade de Cubatão por mais quatro anos. A cerimônia foi neste 1º de janeiro de 2021.
Respeitando o protocolo de distanciamento social, durante a cerimônia foi obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel, com número diminuído de pessoas nas galerias da Câmara Municipal. Após os titulares do Poder Executivo assumirem suas funções para 21º período de gestão (desde a emancipação do município em 1949), os vereadores que integram a 18ª Legislatura tomaram posse dos cargos.
O vice-prefeito e ex-vereador, Ivan Hildebrando, também fez uso da palavra e deu boas-vindas aos legisladores.
Desafios para o governo – Em seu discurso de posse, Ademário Oliveira cumprimentou os vereadores, citando nominalmente a todos, e pediu união pelo bem do município. Fez uma homenagem à presidente do Fundo Social de Solidariedade, sua esposa, a primeira-dama Adeíza Monteiro, reforçando o trabalho feito pelo Fundo no amparo aos necessitados, gestado sem interferências políticas.
O prefeito afirmou que nesta semana inaugural de 2021, a primeira ação do Governo estará centrada na Saúde, estruturando Cubatão para receber as vacinas contra o novo coronavírus. “Vamos avançar nos processos para adquirir insumos (seringas, descartáveis) e freezeres para acomodar os medicamentos. Queremos que o município esteja preparado assim que a vacina for liberada”, disse Ademário. Esta ação vai ao encontro, coincidentemente, do principal desafio enfrentado pela Administração no primeiro mandato, conforme retrospecto do prefeito, culminando na reabertura do Hospital Municipal, reestruturação da Policlínica, reforma do Pronto Socorro Central.
Ademário também destacou que a Educação será prioridade zero nesta gestão, com o desafio de transformar as escolas do município em prédios modernos e sustentáveis. Falou sobre a integralização de cidade, acomodando as comunidades que vivem à margem para que sejam urbanizadas e recebam infraestrutura. “O principal já conseguimos: a titularidade das terras junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Isso garante que possamos avançar com financiamento, projetos, liberações”, disse. Afirmou que já há licitação em andamento para a urbanização da Vila Esperança – maior núcleo habitacional do município com pelo menos 20 mil moradores – e sobre a Vila dos Pescadores, informou que a área está com licenciamento ambiental em andamento para receber projeto posteriormente.
O chefe do executivo reforçou a ideia de que “muito se fala em justiça social, mas não existe justiça social sem responsabilidade fiscal”. Ressaltou que o Governo trabalhou nos últimos quatro anos pelo equilíbrio financeiro da Prefeitura, pagando dívidas, precatórios e honrando os pagamentos dos funcionários em dia, inclusive férias. E que isso gerou fôlego para que agora a Administração prossiga em crescimento para o Município.
Sobre geração de empregos, o prefeito reeleito entende que há uma consequência direta da macroeconomia do País, mas afirmou que Cubatão fez a “lição de casa”, criando leis de incentivos fiscais para que empresas e indústrias sejam atraídas para a cidade. E citou a vinda da AMBEV, funcionando já há alguns anos, e a chegada de grandes lojas, redes de departamentos e distribuidora de gás de cozinha. Para o prefeito, o polo industrial não é mais a única fonte empregadora do município atualmente e aposta em um comércio forte para levantar a economia e gerar postos de trabalho.
O prefeito Ademário da Silva Oliveira tem 48 anos, é casado e advogado. Já o vice, Ivan Hildebrando (PSB), tem 48 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio completo.
Vereadores – A cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores foi presidida por César Nascimento, vereador reeleito e o mais votado no pleito. Assumiram a legislatura para o mandato 2021-2024:  Alessandro Donizete de Oliveira (PL); Alexandre Mendes da Silva “Topete” (PSD); Allan Matias Barboza de Souza (PSDB); César da Silva Nascimento (PSDB); Fábio Alves Moreira “Roxinho” (MDB); Guilherme dos Santos Malaquias “Guilherme do Salão” (PROS); Joemerson Alves de Souza – “Cleber do Cavaco” (PL); Marcos Roberto Silva “Tinho” (Republicanos); Maria Jaqueline da Silva – “Jaque Barbosa” (PSD); Rafael de Souza Villar “Tucla” (Progressistas); Ricardo de Oliveira “Queixão” (PSDB); Rodrigo Ramos Soares “Alemão” (PSDB); Roniele Martins da Silva – “Rony do Bar” (PSD); Sérgio Augusto de Santana – “Sérgio Calçados” (PSB); e Wilson Pio dos Reis (PSDB).
Foi escolhida a mesa diretora da Câmara para o biênio 2021/2022: presidente Ricardo Oliveira Queixão, vice-presidente Sérgio Calçados, 1º secretário Marcos Roberto Tinho e 2 º secretário Alexandre Mendes “Topete”.