Prefeitura de Cubatão distribui 500 cestas básicas para munícipes inscritos no CadÚnico na Vila dos Pescadores

A entrega será nesta segunda-feira (20) pela Assistência Social em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. Famílias beneficiadas já foram informadas por agentes da Semas

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), realiza nesta segunda-feira (20) a distribuição de 500 cestas de alimenros a famílias da Vila dos Pescadores inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), cadastro nacional que referencia família/pessoas em situação de vulnerabilidade social (pobreza e extrema pobreza). A entrega é mais uma ação de atendimento aos mais carentes durante a pandemia e acontecerá das 8h às 17h, na UME Estado do Pará (Av. Ferroviária, s/º).
As famílias beneficiadas desta vez já receberam a ligação da Semas e foram orientadas a enviar apenas um representante que deve comparecer na hora marcada, de preferência utilizando máscara de proteção. A Secretaria pede aos moradores referenciados no CadÚnico que não receberam o telefonema para que aguardem o contato e não compareçam amanhã. Em breve, serão contemplados.
A Vila dos Pescadores será o primeiro local da cidade a receber o atendimento descentralizado da Semas. O bairro possui 823 famílias inscritas no CadÚnico. Destas, 41 já receberam a cesta de alimentos no Centro Esportivo Romerão há alguns dias; 500 receberão nesta segunda-feira; o restante das pessoas será atendido nas próximas semanas.
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Sebastião do Nascimento Zumbi, a ideia é distribuir quase 9 mil cestas de alimentos em todo o município nas próximas semanas, nos bairros mais vulneráveis, sempre com hora marcada para evitar aglomerações e movimentação de pessoas pelas ruas. “Será a maior distribuição desse tipo na história da nossa cidade. Tudo fruto de uma parceria dentro do Programa IPTU do Bom Empreendedor e apoio do Governo do Estado”.
O secretário explica que as primeiras 700 cestas de alimentos foram direcionadas pelo Grupo Peralta; agora, as 500 caixas serão fornecidas pela Usiminas; o Grupo Yara Brasil Fertilizantes está responsável por enviar  outras 1000 (mil) cestas básicas nas próximas semanas; além das 6745 que serão disponibilizadas pelo Governo do Estado de São Paulo junto ao projeto Alimento Solidário.
“Com isso, cobriremos todas as 7261 famílias cubatenses inscritas no CadÚnico com cestas de alimentos e gêneros de primeira necessidade, conforme orientação da Política Nacional de Assistência Social. Reafirmamos  que todas as pessoas referenciadas, com cadastro ativo na cidade, serão contempladas”, complementou Zumbi.
Atendimento – Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cubatão suspenderam o atendimento presencial em razão das medidas adotadas para a prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. De acordo com o decreto nº 11.194 do dia 18/3, apesar de a suspensão ser por tempo indeterminado, é mantido atendimento pelo telefone (13 3372.6426 e 3375.2715) ou por e-mail: crasatendimentosocial@cubatao.sp.gov.br .