A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Habitação (Sehab), está promovendo diversos cursos e oficinas gratuitos profissionalizantes para mais de 1.500 famílias que vão se mudar para conjuntos habitacionais do município. O convênio beneficia moradores da Vila Esperança, Mantiqueira, Vila Noel e Pilões e visa promover a capacitação e a geração de renda, proporcionando novas oportunidades de trabalho para os moradores. Acontece em parceria com o Senac de Santos.
O Senac é o responsável pela ministração dos cursos, em diferentes áreas de atuação – gastronomia e eventos, beleza e estética, tecnologia e informática, marketing e mídias digitais, administrativo e logística, artesanato e economia criativa. Vale frisar que as formações foram escolhidas com base em diagnóstico realizado pela Sehab e considerando o potencial do mercado de trabalho. Além do aprendizado técnico, os alunos terão acesso a conteúdos voltados a empreendedorismo, orientação de carreira e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
A oferta de cursos está dividida em quatro fases. Nesta primeira fase, estão disponíveis cursos nas áreas de informática, gestão, marketing digital e mídias sociais. As inscrições devem ser realizadas de 20 a 22 de outubro, pelo formulário eletrônico https://bit.ly/3WIo11e. Cada interessado poderá selecionar até dois cursos de sua preferência. É obrigatório informar ainda os dados da placa adesiva colada na casa em que mora, conforme cadastro feito pela Sehab. Para quem recebe auxílio-moradia, basta informar que recebe o benefício.
Além de estar cadastrado no programa habitacional, o candidato precisa ter pelo menos 16 anos de idade e ensino fundamental completo. Para menores de idade, o responsável também precisa preencher seus dados no formulário. Vale destacar que, excepcionalmente para o curso de Portaria e Controle de Acesso, é preciso ter 18 anos ou mais.
Os cursos serão ministrados em três locais diferentes: na UME Elza Silva dos Santos, na UME Marta Josete Ramos Impaléa (CEU) e no Centro Municipal de Educação de Cubatão (Cemead), que fica no prédio do PAT. As aulas serão divididas em duas turmas: Núcleo Vila Esperança e Núcleo Mantiqueira-Pilões-Vila Noel.
Após o cadastro, a Sehab realizar análise e conferência dos dados informados. Em seguida, o Senac entrará em contato com os candidatos aptos para início dos cursos. Quem concluir a carga horária completa do curso com aproveitamento satisfatório, no mínimo de 75% de presença, será certificado pelo Senac. Se houver tiver dificuldade de acesso ou dúvidas durante o cadastro, será possível entrar em contato com a Sehab, pelo telefone 3362-4294 ou pelo WhasApp (13) 3362-4291, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Confira os cursos disponíveis, carga horária, previsão de início e dias da semana:
Núcleo Vila Esperança
UME Elza Silva dos Santos – Caminho São Leopoldo, nº 101 – Vila Esperança
Núcleo Mantiqueira, Pilões e Vila Noel – UME Marta Josete Ramos Impaléa (CEU)
Rua Assembleia de Deus, nº 65 – Centro
Práticas Administrativas em Escritório – 15 horas
Núcleo Vila Esperança – UME Elza Silva dos Santos
início em 3/11, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira
Núcleo Mantiqueira, Pilões e Vila Noel – UME Marta Josete Ramos Impaléa (CEU)
início em 25/11, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira
Rotinas Básicas em Logística – 48 horas
Núcleo Vila Esperança
início em 3/11, das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira
Núcleo Mantiqueira, Pilões e Vila Noel
início em 27/11, das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira
Técnicas de Atendimento em Portaria e Controle de Acesso – 20 horas
Núcleo Vila Esperança
início em 3/11, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira
Núcleo Mantiqueira, Pilões e Vila Noel
início em 1º/12, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira
Oficina de Fotografia Mobile – 30 horas
Núcleo Vila Esperança
início em 3/11, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira
Núcleo Mantiqueira, Pilões e Vila Noel
início em 1º/12, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira
Cursos disponíveis no CEMEAD (PAT):
Rua Dr. Fernando Costa, nº 1096, Vila Couto
Marketing Digital em Redes Sociais e E-Commerce – 30 horas
Núcleo Vila Esperança
início em 3/11, das 13h às 17h, às terças, quintas e sextas
Núcleo Mantiqueira, Pilões e Vila Noel
início em 5/1/26, das 19h às 22h, às terças, quintas e sextas
Informática Básica – Sistema Operacional Windows e Pacote Office – 40 horas
Núcleo Vila Esperança
início em 27/11, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira
Núcleo Mantiqueira, Pilões e Vila Noel
início em 1º/12, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira
Produção de Vídeos para Mídias Sociais – 36 horas
Núcleo Vila Esperança
início em 24/11, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira
Núcleo Mantiqueira, Pilões e Vila Noel
início em 8/12, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira
Sobre a capacitação – O objetivo principal é fomentar a inclusão produtiva e fortalecer a autonomia financeira dos participantes, permitindo que ingressem de forma mais competitiva no mercado de trabalho. Para a Prefeitura, a iniciativa reforça a importância de unir políticas habitacionais a estratégias de capacitação e geração de renda, criando um ciclo de desenvolvimento para a população. “É a oportunidade para que eles possam gerar renda e construir um futuro sustentável, indo além da moradia”, ressalta a diretora do Departamento de Desenvolvimento Comunitário, Lucimeire Mendonça.
Ao todo são 21 cursos, com mais de 1.800 horas de atividades, entre prática e teórica. Ainda serão ofertadas, nas próximas fases, os seguintes cursos: Confecção de Bijuterias; Docinhos para Festa – doces em massa e cristalizados; Formação de Garçom; Fotografia para Redes Sociais; Introdução à Animação Digital; Jogos Digitais; Montagem e Manutenção de Computadores; Produção de Artesanato; Salgadinhos para Festa; Técnicas Básicas em Cozinha; Técnicas Básicas de Cortes de Cabelo Feminino; Técnicas Básicas de Cortes de Cabelo Masculino; Técnicas Básicas de Maquiagem; Unhas Artísticas.
A ideia de dividir em fases, explica a Sehab, é para que os alunos possam realizar mais de um curso, especialmente os que se complementam, como fotografia mobile, fotografia para redes sociais, vídeos para mídias sociais, por exemplo, que formam uma trilha de conhecimento.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 1 – erradicação da pobreza; ODS 2 – fome zero e agricultura sustentável; ODS 3 – saúde e bem-estar; ODS 4 – educação de qualidade; ODS 5 – igualdade de gênero; ODS 8 – trabalho decente e crescimento econômico; ODS 10 – redução das desigualdades; ODS 11 – cidades e comunidades sustentáveis; ODS 16 – paz, justiça e instituições eficazes; ODS 17 – parcerias e meios de implementação.
Por: Secom Cubatão/MA
Foto: Freepik