Prefeitura de Cubatão realiza 3ª Ecocaminhada da Independência no “Caminhos do Mar”

Mais de 200 participantes de todas as idades estão inscritos para participar do evento promovido pela Secretaria Municipal de Turismo

Exatamente às 9 horas deste domingo (8) mais de 200 participantes iniciam a subida da “Serra Velha”, como é mais conhecido o Caminhos do Mar, em direção ao Rancho da Maioridade, um dos 8 monumentos construídos em 1922 pelo então presidente da República Washington Luiz em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.
A concentração dos participantes, para o percurso de 8 quilômetros (entre subida e descida), acontece a partir das 8 horas na portaria da Refinaria Presidente Bernardes, onde haverá a conferência das inscrições e um exercício de aquecimento para enfrentar aos desafios da subida da “Serra Velha”.
“Além do apelo ecoturístico, a trilha também é um programa histórico-cultural”, explica Antônio Ribeiro, secretário municipal de Turismo, que organiza o evento em homenagem à Semana da Pátria. Encravados na Mata Atlântica estão os 8 monumentos que reconstituem a importância do “caminhos” na história da colonização do Brasil Império e da interligação entre o litoral e o planalto paulista.
Entre os mais de duzentos inscritos para a 3ª Ecocaminhada está o prefeito Ademário Oliveira, um dos incansáveis admiradores das belezas naturais e da biodiversidade da Serra do Mar. Cada um dos inscritos fez a doação de alimentos não perecíveis que foram encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade.
Apoio – O secretário de Turismo lembra que somente os participantes previamente inscritos podem participar e que devem vestir roupas leves e confortáveis, levar lanche e bastante água além, claro, de máquina fotográfica (ou celular) para gravar as mais lindas paisagens da Serra do Mar. A caminhada será acompanhada por uma ambulância e uma viatura da Defesa Civil.
Ainda de acordo com o secretário, os serviços de meteorologia indicam tempo bom, com sol para o domingo. “No entanto, se chover forte a 3ª Ecocaminhada será transferida para outra data”, avisa.
Mês da Independência – Além da ecocaminhada, a programação conta com o espetáculo “Caminhos da Independência” até 8 de setembro no Teatro do Kaos (Praça Cel. Joaquim Montenegro, 34 – Largo do Sapo). Desta vez, as mulheres são protagonistas da peça ‘Imperatriz’, em cartaz sempre às 20 horas. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível.
A programação conta ainda com a exposição “Projeto Recordações – Desfiles Cívicos de Cubatão”, com fotos garimpadas pelo curador Francisco Torres no Arquivo Histórico da cidade. As 24 imagens, flagrantes das apresentações realizadas no Dia da Independência e no aniversário da Cidade, 9 de abril, nos últimos 50 anos, ficarão expostas de 9 a 27 deste mês, no saguão da Prefeitura (Praça dos Emancipadores, s/nº) das 9h às 17h. Entrada franca.