Preventão: há mais de 20 anos cuidando da saúde bucal das crianças

Em 2019, 15 mil estudantes da rede pública de ensino devem participar das atividades do programa

Até o final do ano letivo, cerca de 15 mil crianças estudantes da rede municipal de ensino devem ter participado das atividades do Preventão, programa da Secretaria de Saúde de promoção e estímulo à prevenção em Saúde Bucal. Criado em 1997, o programa estima ter realizado mais de 350 mil atendimentos ao longo de sua história, promovendo a redução dos índices de incidência de cáries e doenças periodontais na população da cidade.
O Preventão é voltado para escolas de educação infantil e ensino fundamental (até 6º ano). Nos primeiros meses do ano, a equipe de três cirurgiões-dentistas que atuam no programa em 2019, Mário Roberto Leite Augusto, Deborah Cristina Neves Antiório e Tânia Cristina Peres Dias, faz em cada escola visitada um levantamento das condições de saúde bucal das crianças, necessidades de tratamento e encaminhamento. “Esse levantamento norteia as ações necessárias e cria o perfil epidemiológico de nossas crianças”, explica Mário Roberto.
Nos meses seguintes, os profissionais voltam às unidades com ações práticas e preventivas, como escovação dentária, palestras e distribuição de material informativo. As atividades acabam sendo voltadas também para os pais das crianças e toda a comunidade escolar.
Faz parte também da agenda do Preventão uma série de visitas a centro de idosos, fábricas, instituições sociais, entidades religiosas, entre outas organizações. O programa tem atuação também no Centro de Referência do Idoso e no Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em conjunto com a Secretaria de Educação.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais