Cubatão recebe a oficina de Produção de Documentários de Impacto Social, na próxima semana (9 e 10; segunda e terça-feira), das 18h30 às 22 horas, no Galpão Cultural (Parque Anilinas – Av. Nove de Abril, s/nº – Centro). A capacitação é promovida pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, por meio das Oficinais Culturais – Formação para o Interior, da Poiesis, com apoio da Prefeitura de Cubatão.
O objetivo é apresentar as primeiras noções sobre a produção de documentários de impacto social, desenvolvendo as etapas de pré-produção, realização, edição e circulação dos vídeos finalizados.
Para participar, é preciso ter mais de 16 anos e se inscrever pelo formulário https://forms.gle/P2E8REXyMDZBJuMr6. Também é possível se inscrever pessoalmente na Estação das Artes (Av. Nove de Abril, nº 2800 – Vila Nova), das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Ao todo há 15 vagas disponíveis; a seleção é feita por ordem de inscrição.
A oficina é coordenada pelo cineasta Eduardo Ferreira. Formado em Rádio e TV e em Artes Dramáticas, participou de diversas oficinas, dentre elas Tela Brasil, Residência Pontos MIS, Estéticas Teatrais Contemporâneas, Imersão Olho-Urubu e o Ator e a Cena (Mirada Sesc). Dirigiu diversos curtas metragens, como os premiados Pique-Esconde e Anseios que permeiam meus tempos de paz; além de dirigir os espetáculos A Ilha Desconhecida, As Encantadas do Brasil, Escuta aqui seu ladrão e Conte-me mais sobre isso.
A atividade acontece em parceria com o Galpão Cultural, espaço de residência artística de grupos e artistas da cidade, sediado no Parque Anilinas. Com seis anos de atividades, o Galpão Cultural é reconhecido como Ponto de Cultura pela Lei Federal Cultura Viva e se tornou um espaço de encontro entre os artistas. Desenvolve anualmente ensaios, palestras, exposições e apresentações artísticas das mais varias vertentes.
Além disso, a oficina tem por objetivo garantir aos fazedores de cultura o acesso à formação necessária para a participação nos editais que futuramente disponibilizarão dos recursos da Lei Federal Paulo Gustavo. De acordo com a Poiesis, estão previstos R$1.104.245,07 para atendimento às produções audiovisuais, cineclubes, sala de cinema e projetos de diversos segmentos culturais que somente serão acessados por meio dos editais e da seleção pública de projetos.
Por: Secom Cubatão, com informações da Poiesis
Foto: Freepik