Professor da ETMD é selecionado para ser embaixador de evento internacional de música

Professor de piano Silas Palermo também recebeu bolsa de estudos

Uma boa notícia pegou o professor de piano Silas Palermo de surpresa. Lecionando na Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”, o servidor foi selecionado entre 36 compositores de todo o mundo, sendo apenas dois brasileiros, para participar do evento internacional de música “São Paulo Contemporary Composers Festival” que acontece entre os dias 5 e 15 de outubro, na capital.
Devido ao currículo apresentado e após uma séries de entrevistas, o professor, que possui diversas composições para coral, coro, piano solo e orquestra, irá se apresentar no festival com a sua peça “Danças Litorâneas” no dia 12 de outubro, às 11h, no Theatro São Pedro (Rua Barra Funda, 161 – São Paulo/SP).
Além disso, o professor ainda foi contemplado com uma bolsa, onde participará de masterclasses com os maestros e professores convidados da Áustria e Alemanha, instrução individual, palestras e ainda terá suas composições gravadas e difundidas internacionalmente. Por fim, foi convidado a assumir o cargo de Embaixador no Brasil deste evento e assim, atuando na divulgação, organização e na escolha de músicos e orquestras.
“Para mim é tudo muito novo. Tenho falado com pessoas de todo o mundo, e espero fazer bem e contribuir para expandir o evento e conectar os músicos, compositores e professores nacionais dentro do panorama internacional. Este evento tem um fundo educacional e de descoberta de talentos e isto se dará dentro do meu papel como embaixador do São Paulo Contemporary Composers Festival, no Brasil. E saber que a minha música foi selecionada me trouxe muito felicidade, pois ela não será apenas executada e sim registrada por músicos excelentes. E muito mais feliz em ser parte desta equipe e poder projetar este evento futuramente na Baixada Santista!”, declarou Palermo.
Sobre Silas Palermo – formou-se em piano erudito no Conservatório Musical Beethoven e Técnico em Música (1988); Piano popular & Jazz (ULM 1991); bacharelado em Piano (Unilus, 1993); Música Contemporânea (1994); Composição (Emesp 2007); Licenciatura em Artes/Música (UFSC 2010); Livre Improvisação (PPGMUS-USP 2009); Filosofia Estética em Música (PPG-UNESP 2014). É Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016) e Doutorando em Música (USP). Atou como Professor convidado da Atlanta Conservatory of Music (USA-2008); e no Instituto Canzion Atlanta/USA (2008-2009). Atualmente é Professor Titular da Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva” (Prefeitura de Cubatão), e professor assistente na Universidade Católica de Santos, nas áreas de: Piano, Harmonia e Contraponto, Análise, Composição e Arranjo, e Música e Tecnologia.
Sobre o São Paulo Contemporary Composers Festival – A missão do São Paulo Contemporary Composers Festival é oferecer oportunidades de desempenho internacionais para artistas emergentes. É um encontro internacional que proporciona uma experiência única na vida de compositores, maestros e instrumentistas especializados nas práticas da música contemporânea. O Festival conta com a presença de compositores das mais variadas partes do mundo: Brasil, Indonésia, México, El Salvador, África do Sul, Polônia, China, Rússia, Israel, Coreia do Sul, Áustria, Suíça, Alemanha, Itália, França, Estados Unidos da América, Inglaterra e Japão são alguns dos países representados. O Festival promoverá concertos gratuitos entre os dias 05 e 15 de outubro, em diversos locais: Catedral da Sé, Theatro São Pedro e Conservatório Souza Lima em São Paulo, Cine Brasília em Brasília, Unicamp em Campinas.

CRONOGRAMA DE CONCERTOS
5/10

• 20h30 na Catedral da Sé (Cripta): Quarteto Larianna – Pedro Gadelha – Alexandre Ribeiro.

6/10

• 20h no Conservatório Souza Lima (Paraíso): Variações Goldberg de J.S.Bach com John Orfe.

7/10

• 19h30 Auditório do Depto. de Música da UNICAMP: Música de Câmara com Laurent Estoppey e Unicamp performers.

8/10

• 19h30 Auditório do Depto. de Música UNICAMP: Laurent Estoppey
  • 20h Cine Brasília: Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro – Cláudio Cohen

9/10