Programa Cubatão Sinfonia abre inscrições para aulas virtuais de música e expressão corporal

Interessados devem preencher inscrição on-line. As aulas gratuitas acontecerão por meio de plataforma de ensino

O Programa Cubatão Sinfonia está com inscrições on-line abertas para novos alunos. Crianças a partir de 7 anos de idade, adolescentes com até 18 anos poderão fazer aulas de música e expressão corporal virtualmente, tudo gratuito. Inicialmente, o projeto irá contemplar moradores e moradoras da Cota 200 e bairros próximos. As inscrições podem ser feitas de 12 a 16 de abril on-line por meio deste FORMULÁRIO também disponível neste link: https://forms.gle/hUYv4FNmr38zx3LA6 . É preciso preencher o documento com os dados pessoais e escolher o curso que deseja ingressar. O interessado receberá uma confirmação do cadastro por e-mail e, posteriormente, a equipe do Cubatão Sinfonia entrará em contato informando sobre a matrícula virtual e acesso à plataforma de ensino. O retorno presencial gradual dependerá do enquadramento da cidade em outas fases do Plano São Paulo.
Há vagas para aulas de musicalização infantil, clarinete, flauta transversal, percussão, saxofone, instrumentos de metais (trombone, trompa, trompete), instrumentos de cordas para orquestra (viola, violino, violoncelo), violão e expressão corporal/dança.
As atividades presenciais do projeto estão suspensas por conta da Fase Vermelha do Plano São Paulo como medida de prevenção ao novo coronavírus. Para as aulas virtuais, o Programa tem utilizado o aplicativo Classroom do Google Apps, gratuito e de fácil acesso. Os alunos podem acompanhar as aulas de computadores de mesa, notebooks e até mesmo do celular. Além do material didático elaborado especialmente para esse momento, há vídeos explicativos gravados pelos professores do projeto com ensinamentos de música e expressão corporal na teoria e prática, disponíveis no canal do projeto no YouTube.
Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Programa Cubatão Sinfonia oferece aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social como a Cota 200 e bairros próximos (Pinheiro do Miranda, Água Fria e Fabril). Este ano, novamente, esse sonho artístico-cultural é patrocinado pela CMOC Brasil, Petrocoque e Bequisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. O programa conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Cubatão.
Programa Cubatão Sinfonia – São 14 anos de atividades ininterruptas: desde 2007, o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, o projeto foi contemplado com com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação,
do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista.
Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.

Fotos: Divulgação Cubatão Sinfonia
Link para fotos: CLIQUE AQUI