Programa de parcerias permitirá revitalização dos esportes náuticos em Cubatão

Universidades doarão material para recuperação de escola e clube voltados ao ensino e prática de canoagem

A revitalização dos esportes náuticos em Cubatão é o objetivo do programa de parcerias que está sendo desenvolvido pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte (Semes).
As primeiras dessas parcerias, divulgadas na manhã desta quinta-feira (20), serão com o Centro Universitário Lusíada (Unilus) e Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Elas prevêem a doação, por parte dessas entidades, de material de construção para obras em duas unidades: Esporte Clube Recreativo Píer Clube, no Jardim Costa e Silva e Escola de Canoagem da Beira Mar, no Jardim Casqueiro. A parceria beneficiará, também, a estrutura de esportes náuticos prevista para o píer que será construído perto do Centro Educacional Unificado, o CEU das Artes, no Jardim Nova República. Esta obra faz parte do projeto Novo Casqueiro, lançado no final de novembro de 2019 pela Prefeitura.
O Píer Clube, fundado há 40 anos, às margens do Rio Cubatão, dedicado principalmente à prática de canoagem, foi o local escolhido para o anúncio das parcerias, pelo secretário municipal de Esportes, Ronald  Lopes.
O clube é administrado pela Organização Não Governamental  Remando Para a Vida. Augusto Roberto da Silva Junior, o Birra, um de seus fundadores, explicou que o material a ser doado pelas universidades, cimento e argamassa, será aplicado na recuperação da academia de ginástica e de um dos pisos de acesso. “A mão de obra será por nossa conta”, informou.
Na Escola de Canoagem da Beira Mar, no Jardim Casqueiro, que é mantida pela Prefeitura, também haverá reparos, principalmente nos equipamentos de ancoragem. Segundo a professora Cristina Vanicek, da Semes, a escola tem, atualmente, 34 alunos.
O anúncio das parcerias contou com a presença de Diego Costa de Freitas e Matheus Otero Matas, representando a Unimonte, e João Victor Helene de Oliveira, da Unilus. O vereador Rodrigo Ramos Soares (o Rodrigo Alemão) também compareceu. Ele é autor de uma emenda impositiva ao orçamento municipal que possibilitará a liberação, este ano, de R$ 40 mil para obras de restauração do Píer Clube.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI