A Prefeitura de Cubatão, via Serviço de Controle de Zoonoses (SCZ), Secretaria de Comunicação Social com apoio da Diretoria de Bem-estar Animal, promove a iniciativa “Adote um Amigo”. O programa tem como objetivo encontrar um novo lar para cães e gatos resgatados, oferecendo uma nova chance a animais abandonados e promovendo a conscientização sobre a adoção responsável. Todas as segundas-feiras são divulgadas fotos com dados do animal em destaque, tanto no instagram oficial da Prefeitura de Cubatão (@prefeituradecubatao) e Facebook (@prefeituradecubatao) quanto no site oficial (www.cubatão.sp.gov.br).
Os interessados devem se dirigir a Zoonoses de Cubatão no endereço: Rua Papa João Paulo I, 100, no Sítio Cafezal, Cubatão, de segunda a sexta-feira para que possam conhecer os animais disponíveis para adoção, receber orientações sobre cuidados e realizar o processo de adoção com acompanhamento da equipe técnica. A Zoonoses informa que os animais com mais de 6 meses de vida já estão castrados e os que forem adotados ainda bebês poderão ser cadastrados de forma gratuita posteriormente.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com a causa animal e espera contar com o apoio da população para garantir lares amorosos e seguros para os animais. É fundamental frisar que os animais que não se adaptam à convivência com outros pets exigem cuidado redobrado no momento da adoção. Embora todos os animais mereçam uma chance de ter um lar, é preciso reconhecer que esses casos demandam tutores experientes, comprometidos e dispostos a investir tempo em reabilitação, treinamento e acompanhamento com profissionais especializados. A adoção responsável deve considerar não apenas o bem-estar do cão ou gato, mas também a segurança das pessoas e de outros animais ao redor, garantindo que a nova convivência ocorra de forma segura e equilibrada para todos os envolvidos.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e ODS 15 – Vida Terrestre. Confira abaixo os doguinhos e gatinhos em destaque desta semana.
Texto: Secom/ Luiza Cavalcante-Estagiária de Jornalismo
Fotos: Secom/ Bruna França-Estagiária de Publicidade