Projeto Pescadores de Histórias está com inscrições abertas em Cubatão


Há vagas para oficinas de meio ambiente, teatro, cinema, costura criativa e empreendedorismo

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do projeto Pescadores de Histórias, que será desenvolvido pelo Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (ISAC-VP), em parceria com a Petrobras, na comunidade da Vila dos Pescadores, em Cubatão.

Os interessados devem comparecer presencialmente na sede do ISAC-VP, que fica na Rua Amaral Neto, 241, no próprio bairro. As oficinas terão quatro meses de duração. Há vagas para as seguintes modalidades e faixas etárias:

Crianças de 7 a 11 anos: MEIO AMBIENTE E TEATRO, com carga horária de 3 horas/dia, duas vezes por semana, manhã ou tarde.
Adolescentes de 12 a 14 anos: MEIO AMBIENTE E CINEMA, com carga horária de 3 horas/dia, duas vezes por semana, manhã ou tarde.
Adultos: MEIO AMBIENTE, COSTURA CRIATIVA e EMPREENDEDORISMO, com carga horária de 4 horas/dia, duas vezes por semana, no período noturno.

Todas as oficinas são gratuitas e as vagas são limitadas. Para se inscrever, é necessário ser morador da Vila dos Pescadores; apresentar documentos pessoais (se for menor de idade, documentos da criança e do responsável) e comprovante de residência. Todo o material utilizado durante as oficinas será fornecido pelo ISAC-VP.

Coordenadora do projeto, Milena Ramires está empolgada com o início dos trabalhos. “Depois do contato com a comunidade, toda a mobilização que fizemos e o sucesso da apresentação pública do projeto, não tenho dúvida de que gostaram e se interessaram pelas atividades propostas. Então, a expectativa é de que teremos muitas inscrições para as primeiras turmas para começarmos 2023 com tudo!”. A previsão é de que as aulas sejam iniciadas na última semana de janeiro do próximo ano.

O secretário municipal de Assistência Social, Sebastião Ribeiro ‘Zumbi’, destaca o caráter comunitário do projeto. “É de extrema relevância para aquela comunidade que as histórias e especialmente as pessoas que ajudaram a erguer o bairro sejam conhecidas e valorizadas. É um resgate essencial para esta localidade que vive transformações constantes”, afirmou o secretário, desejando muito boa sorte à iniciativa.

O projeto Pescadores de Histórias – O Pescadores de Histórias terá duração de dois anos e vai oferecer oficinas de meio ambiente, cinema, teatro, costura criativa e empreendedorismo. Ao todo, a previsão é atender cerca de 360 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos.

Durante as oficinas, os alunos do projeto farão inserções constantes pelo próprio bairro, visitarão os manguezais e rios que circundam a região e de onde parte dos moradores que vivem ali ainda tira o seu sustento com a pesca e a cata de caranguejos e mariscos. A ideia é resgatar a história e a origem caiçara do núcleo. Um outro grande legado será o lançamento de uma marca própria de roupas da Comunidade, que serão projetadas, produzidas e comercializadas pelos próprios moradores.

Foto: Divulgação ISAC-VP

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais