Reciclagem: Novo Galpão Municipal de triagem é entregue em Cubatão

Local conta com nova cobertura, iluminação, espaço, equipamentos e outros

Após meses de reforma, o Galpão Municipal de Triagem de Cubatão, localizado na Rua Tenente Coronel Geraldo Aparecido Correia s/nº, Sitio dos Cafezais, foi entregue aos trabalhadores que atuam na reciclagem do lixo limpo. O espaço é operado pela Associação Beneficente de Catadores de Materiais Recicláveis da Baixada Santista, a ABC Marbas. A inauguração aconteceu nesta terça-feira (20) e contou com a presença do prefeito Ademário Oliveira.

As melhorias no Galpão incluem nova cobertura para proteger os trabalhadores do sol e chuva, nova iluminação, equipamentos, vestiários equipados  e uma cozinha ampla. Por muitos anos, a Associação recebeu apoio de diferentes empresas para ampliar e melhorar o trabalho. Em 2022, foi a vez da Cesari que após a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) deu início à reforma. O Ministério Público do Estado de São Paulo, a Promotoria de Justiça de Cubatão  e a Prefeitura atuaram em conjunto neste projeto para colocar o TAC em funcionando, transformando e melhorando o trabalho dessas pessoas.

Diversas autoridades participaram da inauguração do novo Galpão como os secretários municipais de Meio Ambiente, Turismo, Segurança Pública; o vereador Alexandre Topete que representou a Câmara Municipal, e o diretor executivo do Grupo Cesari, Heber Spina, entre outros.

O prefeito Ademário expressou a alegria em participar dessa conquista e destacou a importância da ABC Marbas para o dia a dia da cidade, em especial no quesito preservação ambiental: “Fico muito feliz por ver que esta parceria deu certo para todos os envolvidos. Fizemos nossa parte e é gratificante conferir o resultado. Ressalto que a iniciativa contribui muito para a preservação do nosso meio ambiente, reduzindo significativamente o lixo que seria dispensado ou não reaproveitado”.

“Agradeço a oportunidade de participar deste evento em que conseguimos chegar até este momento em um tempo curto, de forma segura. Gostaria de parabenizar às promotoras e à Prefeitura que nos apoiaram e aos cooperados que se dedicaram nestes dias de aprendizado”, afirmou Heber Spina, referindo-se às aulas de empreendedorismo que os cooperados receberam, durante dois meses, na Universidade Cooperativa Cesari em cursos em parceria com o SEBRAE.

A Associação Beneficente de Catadores de Materiais Recicláveis da Baixada Santista (ABC Marbas) atua na cidade de Cubatão com pelo menos 30 cooperados. O local recebe, em média, 692 toneladas de lixo reciclável por ano e média diária de 2,6 toneladas.

Fotos: Divulgação PMC